Como fatiar amêndoas

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

Amêndoas têm um sabor amanteigado e estão entre os tipos de nozes mais nutritivos. Uma escolha popular como ingrediente ou decoração em alimentos cozidos ou assados, as amêndoas adicionam crocância e sabor. Apesar de poderem ser utilizadas inteiras, algumas receitas pedem por amêndoas fatiadas ou cortadas em pedaços pequenos. Fatias de amêndoa são um complemento delicioso para sobremesas, bebidas, refogados, saladas e sopas. Você pode comprá-las em supermercados, mas é bem fácil, e mais econômico, fatiá-las em casa, você mesmo.

Passo 1

Encha uma pequena panela com uma xícara de água. Ferva em fogo médio para escaldar as amêndoas. É mais fácil fatiá-las escaldadas, já que ficam macias e podem ser cortadas sem quebrar.

Passo 2

Coloque a água fervente em meia xícara de amêndoas inteiras e com casca. Deixe que elas absorvam a água por cinco minutos para amaciá-las.

Passo 3

Escorra as amêndoas e enxágue-as com água fria. Quando estiverem frias o suficiente para tocar, segure uma entre o polegar e o indicador e pressione gentilmente para remover a casca, que escorregará facilmente. Repita esse processo para as demais amêndoas.

Passo 4

Coloque as amêndoas em uma tábua de corte. Segure uma delas verticalmente e fatie de cima para baixo com uma faca afiada. Dependendo do tamanho da amêndoa, corte entre três e cinco fatias. Repita esse processo para cada uma delas.

Passo 5

Espalhe as amêndoas fatiadas em uma assadeira e leve ao forno a 150 º C, por três minutos, para secá-las e torrá-las. Use como desejar.

Passo 6

Guarde as fatias não utilizadas em um recipiente vedado, em ambiente fresco e escuro. Mantenha-as crocantes e saborosas evitando exposição à umidade.

Mais recentes

×