Como fazer frango com quiabo

••• Visit Brasil/Flickr

Um dos pratos mais tradicionais da gastronomia mineira, o frango com quiabo, espalhou-se pelo país afora. Hoje, está presente no cardápio de restaurantes simples até os mais sofisticados. De origem africana, o quiabo surgiu no Brasil na época dos escravos, mas não demourou muito para ser incorporado à culinária local como ingrediente de diversas receitas. Ficou com água na boca? Acompanhe nossas dicas para fazer um saboroso frango com quiabo. Aproveite para convidar a família e os amigos, e bom apetite!

Passo 1

O segredo desta receita está no tempero. Primeiro, tempere o frango com o alho e o colorau. Adicione a salsinha e a cebolinha picadas e misture bem. Coloque o frango numa vasilha com tampa e leve à geladeira por 1/2 hora até absorver bem o tempero. Reserve.

Passo 2

Lave os quiabos um a um e seque-os bem. Coloque-os em uma vasilha com água e 1/2 xícara de limão por uns 10 minutos (isso vai evitar que o quiabo solte aquela baba). Depois, lave bem os quiabos e seque-os novamente um a um. Corte os quiabos em rodelas.

Passo 3

Numa panela, aqueça metade do óleo e coloque os quiabos cortados. Refogue em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Atenção: mexa com cuidado para os quiabos não se desmancharem.

Passo 4

Depois, desligue o fogo e retire o caldo que sobrou do cozimento. Reserve a mistura.

Passo 5

Em outra panela, aqueça o restante do óleo e refogue as cebolas até ficarem bem douradinhas. Depois, basta juntar o frango e deixar fritar.

Passo 6

Quando o frango estiver dourado, adicione a água fervente. A água deve cobrir o frango.

Passo 7

Com a panela semiaberta, deixe o frango cozinhar em fogo médio por cerca de 20 minutos. É o tempo para a carne ficar macia.

Passo 8

Em seguida, acrescente o quiabo à mistura e deixe apurar por alguns minutos. O segredo é deixar o frango bem encorpado.

Passo 9

Para finalizar, salpique o cheiro-verde e tempere com pimenta e sal a gosto. Seu frango com quiabo está no ponto para uma excelente refeição. O prato pode ser servido com arroz, polenta e angu.

Mais recentes

×