×
Loading ...

Como identificar carências nutricionais em plantas de acordo com a aparência das folhas

A identificação de problemas com as plantas é um processo complexo e moderadamente difícil. Após ter descartado problemas em razão da acidez ou da alcalinidade do solo, das infestações de pragas e das regas inadequadas, a carência nutricional é o próximo culpado mais provável. Ao examinar as folhas cuidadosamente, é possível ver alterações na cor, na forma e no tamanho das folhas deformadas e descoloridas. Cada sintoma envolve um diagnóstico diferente.

Instruções

Um suprimento suficiente de nitrogênio no solo é essencial para a saúde da planta (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

    Folhas em geral

  1. Examine a planta cuidadosamente, de cima para baixo. Observe se os sintomas se estendem por toda a planta ou apenas nas folhas mais baixas.

    Loading...
  2. Observe atentamente as cores das folhas. Se a planta estiver sofrendo de uma carência de nitrogênio, as folhas serão verde-claras e as mais baixas ficarão amareladas e depois marrons. Se as folhas forem verde-escuras ou roxas avermelhadas e as mais baixas estiverem secas e verde-escuras, a planta necessita de mais fósforo.

  3. Examine as folhas mais baixas e mais velhas. Se as bordas estiverem amareladas, mas o centro ainda estiver verde, a planta precisa de mais magnésio. Se ela necessitar de mais potássio, as folhas terão uma aparência murcha ou queimada, com pontos marrons no centro ou ao longo das bordas.

    Folhas novas

  1. Procure por folhas amareladas. Se as folhas novas forem de cor amarela e o amarelamento estiver espalhando pela planta, ela precisa de mais enxofre.

  2. Examine a área entre as nervuras da folha para verificar se há sinais de amarelamento. Se a planta precisar de mais zinco, as folhas também ficarão enrugadas ​​e distorcidas e seus caules mais curtos do que o normal. Se os caules estiverem normais, mas as folhas apresentarem pontos marrons, a planta precisa de mais manganês. Se as folhas estiverem normais, exceto pelo amarelamento ao redor das nervuras, o problema é a carência de ferro.

  3. Procure por folhas e caules distorcidos ou mortos. Se o broto na extremidade do caule morrer, isso indica uma carência de boro. Se ele estiver vivo, mas as folhas novas forem distorcidas e com pontos marrons, a planta precisa de mais cálcio. Se a planta necessitar de mais cobre, ela será atrofiada com folhas distorcidas, verde-azuladas e pequenas.

Loading...

Dicas

  • Consulte um agrônomo e peça uma análise de amostras de plantas.
  • Verifique o equilíbrio do pH do solo.
  • As infestações de pragas, a falta de água ou as regas em demasia também podem resultar em folhas distorcidas e descoloridas.

Aviso

  • Tenha cuidado ao manusear folhas de plantas. A seiva das espécies dos gêneros Euphorbia e Dieffenbachia pode causar reações alérgicas graves. Além disso, algumas variedades de citros, buganvílias e rosas têm espinhos afiados.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...