×
Loading ...

Kits de móveis para montar sozinho

A compra de um kit para fazer móveis pode ser uma maneira divertida e econômica para mobiliar e decorar um cômodo. E, embora "econômico" possa soar como "barato",esse não é o caso. A qualidade varia de produtos descartáveis a bastante duráveis . Acabamentos também variam de plástico a madeira envernizada ou personalizada. Ao escolher um kit de móveis, considere o nível de qualidade dos materiais, a montagem, a fixação e o acabamento.

Construir móveis com um kit é um hobby prático e divertido (wooden furniture image by Dmitry Nikolaev from Fotolia.com)

Materiais

Móveis de madeira compensada e outros materiais podem ser muito baratos de fazer e personalizar. Outros materiais de baixo custo incluem melamina e plástico. Materiais de meio termo incluem diferentes tipos de madeira compensada e até mesmo de pinho sólido, uma escolha de madeira muito barata. Os materiais mais sofisticados são de madeiras de maior qualidade, como cerejeiras, carvalho, pau-rosa, vidoeiro e freixo. Estão disponíveis kits de todos estes materiais.

Loading...

Fixação e montagem

O kit deve manter-se fixo. As opções vão desde parafusos de ombro pré-perfurados e pinhões de bloqueio (muito comuns em gaiolas intrincados e outros móveis de escritório) a pinos, buchas e encaixes articulados. A regra de ouro é: quanto mais alta qualidade do material e a durabilidade esperada da peça de mobiliário, mais durável e tradicional a montagem e fixação. Se o objetivo é a construção de um móvel para sala de estar ou para o quarto, use cola de madeira, encaixes, cavilhas e pregos de acabamento fino. Tenha em mente que a montagem irá durar mais de uma hora. Você levará vários dias para montar, deixar a cola de madeira secar e fazer o acabamento da superfície do móvel.

Além disso, se você for montar um kit de mobiliário de madeira de qualidade, você precisará possuir e saber usar várias ferramentas para trabalhar a madeira. Martelos, chaves de fenda, serras e outras ferramentas podem ser necessárias. Adicione esses itens ao custo do total do projeto de kit de móveis.

Acabamentos

Móveis de melamina não precisam de acabamento. O revestimento do material proporciona alta resistência a manchas e danos. Outros tipos de móveis para crianças que utilizam um padrão de papel folheado também não precisam de acabamento, mas são suscetíveis a riscos, lascas e danos causados ​​pela umidade. Kits de móveis de madeira fina precisam de acabamento adequado. Tanto pintar quanto polir o seu móvel é uma escolha que deve ser feita de acordo com a peça e o local onde será utilizada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...