Como usar a lecitina de soja

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

A lecitina de soja tem vários usos na produção comercial de alimentos e em casa. Ruth Winter, autora de "A Consumer’s Dictionary of Food Additives", escreve que a lecitina é "usada como emulsificante para estabilizar a mistura e assegurar consistência". Como emulsificante, ela evita que a água e o óleo se separem.

A lecitina de soja vem em duas formas: granulada e líquida. A forma granulada tem cor clara e varia em forma podendo ser como grânulos de tapioca ou como sal grosso. A forma líquida é marrom escura e tem uma viscosidade similar ao mel.

Passo 1

Substitua uma colher de sopa de lecitina de soja líquida por cada ovo usado no pão. Adicione uma xícara de grânulos por cada massa de pão e sove. As propriedades emulsificantes da lecitina vão interagir com o glúten, proteína e farinha para fortalecer a função do glúten. A massa vai crescer igualmente, e os buracos criados pelo gás que escapa no processo de fermentação serão pequenos e consistentes, assegurando uma boa textura.

Passo 2

Substitua cada ovo usado em receitas de almôndegas por uma colher de sopa de grânulos de lecitina de soja.

Passo 3

Adicione 1/2 colher de chá de lecitina de soja líquida ou uma colher de sopa de grânulos a uma xícara de batidas de frutas, leite, batidas de soja ou bebidas maltadas. Misture até ficar cremoso. A lecitina de soja é fonte de vitaminas B, incluindo a colina e o inositol, e ajuda na absorção das vitaminas lipossolúveis como a vitamina A.

Passo 4

Faça um revestimento nas panelas com lecitina de soja líquida ou com grânulos dissolvidos em água morna para prevenir que a comida grude. Tampe a panela uniformemente.

Passo 5

Adicione uma colher de sopa de lecitina de soja líquida para cada xícara da mistura de óleo e água, no caso de loções e cremes caseiros. Misture bem até obter a consistência desejada.

Mais recentes

×