Como limpar e tirar a espinha das trutas

••• Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

A truta é um peixe que normalmente é cozido e preparado após as viagens de pesca. É preciso seguir vários passos a partir do momento que o peixe sai da água até ele ficar cozido. Uma das partes mais importantes é ter certeza de que a truta esteja limpa e sem a espinha. A limpeza deve ser feita corretamente, para que as trutas sejam consumidas com segurança. Aprenda os passos a seguir, assim, dá próxima vez que precisar preparar as trutas, será bem mais fácil.

Passo 1

Corte a cabeça da truta e descarte-a. Raspe as escamas com a faca.

Passo 2

Vire as trutas de costas, insira a faca na cavidade anal delas e corte em linha reta, em direção à cabeça.

Passo 3

Abra o peixe, pela incisão feita, e remova as entranhas com os dedos. Lave-o em água fria e retire o sangue que percorre a espinha dorsal da truta com o dedo.

Passo 4

Passe a faca ao longo da espinha dorsal na base da caixa torácica da truta. Corte de modo que a faca vá deslizando por essa região. Repita esse processo até o outro lado, de modo que ambas as partes das trutas sejam cortadas ao meio.

Passo 5

Incline um pouco a faca e vá passando-a suavemente sob a caixa torácica, num movimento de trás para frente, à medida que a espinha for saindo do lugar.

Passo 6

Vire o gume da faca para cima e passe-a nos lados da truta para tirar as escamas que ficarem nas laterais.

Passo 7

Lave as trutas na água fria e tire qualquer resíduo de sangue ou vísceras remanescentes. Passe o dedo ao longo da base, onde a espinha dorsal fica localizada, para lavar o sangue que fica agarrado nesse local.

Mais recentes

×