Como comer mariscos de água doce
CLAMS image by brelsbil from Fotolia.com
Mariscos são moluscos bivalves que vivem em águas doces e salgadas. É possível comer moluscos cozidos no vapor, fritos, em sopas e em molhos. Como filtram a água na qual vivem, é importante conhecer o ambiente de onde foram colhidos. Mariscos de água doce vendidos em lojas vêm de águas que são testadas e consideradas seguras para a colheita. Caso deseje colher seus próprios mariscos para comer, considere colhê-los de áreas de coleta aprovadas. Entre em contato com o Departamento de Recursos Naturais para encontrar áreas seguras para a colheita de mariscos de água doce.
Step 1
Inspecione os mariscos, em busca de conchas lascadas ou quebradas, e descarte os mariscos danificados. Elimine qualquer marisco que possua uma abertura na concha que não fecha quando tocada; isso indica que o marisco está morto.
Step 2
Esfregue os mariscos de água doce com uma escova rígida, para remover a sujeira e os detritos das conchas. Mergulhe-os em uma tigela de água limpa por meia hora, para que filtrem quaisquer contaminantes.
Step 3
Deslize a faca entre as duas conchas, em um ponto diretamente oposto à articulação conjunta. Gire a faca em sentido anti-horário, para forçar a abertura da concha do marisco.
Step 4
Remova a carne do marisco, deslizando a faca gentilmente sob ela, de um lado da concha até o outro. Mantenha a carne e o suco do marisco em uma tigela separada.
Step 5
Cozinhe os mariscos conforme as instruções da sua receita favorita. Também é possível servi-los crus, na concha.
Referências
Dica
- Ao terminar de mergulhar os mariscos, remova-os da água e descarte-a. Derramar os mariscos juntamente com a água dentro da pia ou do coador faz com que os resíduos ou a areia no fundo da tigela caiam sobre os mariscos.
- Quando estiver descascando-os, segure-os em uma mão com luva ou uma toalha, para evitar que escorreguem. A faca de descasque pode causar ferimentos, se não usada corretamente.
Advertência
- Utilize os mariscos o mais cedo possível ou armazene-os em um recipiente aberto, coberto por um pano molhado. Nunca mantenha mariscos não utilizados por mais de 2 dias.
- Descarte quaisquer mariscos que não abrem quando cozidos no vapor ou assados, pois podem estar mortos, antes de cozinhar.
- A possibilidade de toxinas paralíticas existe sempre que se come frutos do mar.
- Tenha cuidado ao comer os mariscos de água doce que você mesmo coletou.
Sobre o Autor
Julie Richards is a freelance writer from Ohio. She has been writing poetry and short stories for over 30 years, and published a variety of e-books and articles on gardening, small business and farming. She is currently enrolled at Kent State University completing her bachelor's degree in English.
Créditos Fotográficos
CLAMS image by brelsbil from Fotolia.com