Como comer mariscos de água doce
CLAMS image by brelsbil from Fotolia.com
Mariscos são moluscos bivalves que vivem em águas doces e salgadas. É possível comer moluscos cozidos no vapor, fritos, em sopas e em molhos. Como filtram a água na qual vivem, é importante conhecer o ambiente de onde foram colhidos. Mariscos de água doce vendidos em lojas vêm de águas que são testadas e consideradas seguras para a colheita. Caso deseje colher seus próprios mariscos para comer, considere colhê-los de áreas de coleta aprovadas. Entre em contato com o Departamento de Recursos Naturais para encontrar áreas seguras para a colheita de mariscos de água doce.
Step 1
Inspecione os mariscos, em busca de conchas lascadas ou quebradas, e descarte os mariscos danificados. Elimine qualquer marisco que possua uma abertura na concha que não fecha quando tocada; isso indica que o marisco está morto.
Step 2
Esfregue os mariscos de água doce com uma escova rígida, para remover a sujeira e os detritos das conchas. Mergulhe-os em uma tigela de água limpa por meia hora, para que filtrem quaisquer contaminantes.
Step 3
Deslize a faca entre as duas conchas, em um ponto diretamente oposto à articulação conjunta. Gire a faca em sentido anti-horário, para forçar a abertura da concha do marisco.
Step 4
Remova a carne do marisco, deslizando a faca gentilmente sob ela, de um lado da concha até o outro. Mantenha a carne e o suco do marisco em uma tigela separada.
Step 5
Cozinhe os mariscos conforme as instruções da sua receita favorita. Também é possível servi-los crus, na concha.
- Ao terminar de mergulhar os mariscos, remova-os da água e descarte-a. Derramar os mariscos juntamente com a água dentro da pia ou do coador faz com que os resíduos ou a areia no fundo da tigela caiam sobre os mariscos.
- Quando estiver descascando-os, segure-os em uma mão com luva ou uma toalha, para evitar que escorreguem. A faca de descasque pode causar ferimentos, se não usada corretamente.
- Utilize os mariscos o mais cedo possível ou armazene-os em um recipiente aberto, coberto por um pano molhado. Nunca mantenha mariscos não utilizados por mais de 2 dias.
- Descarte quaisquer mariscos que não abrem quando cozidos no vapor ou assados, pois podem estar mortos, antes de cozinhar.
- A possibilidade de toxinas paralíticas existe sempre que se come frutos do mar.
- Tenha cuidado ao comer os mariscos de água doce que você mesmo coletou.
- CLAMS image by brelsbil from Fotolia.com