×
Loading ...

Como as marias-fedidas se reproduzem?

Também conhecidas pelo nome científico Pentatomidae, que significa "cinco seções", as marias-fedidas são encontradas em quase todo o planeta. A maior parte delas é herbívora e representa pragas, pois destrói plantações para se alimentar. Assim como outras espécies de insetos, elas se reproduzem por meio de um processo chamado de metamorfose.

A seção triangular do tórax, chamada de escutelo, é uma característica eminente das marias-fedidas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Considerações gerais

As marias-fedidas pertencem à ordem Hemiptera, que também contém os barbeiros, os afídios (ou pulgões) e as cochonilhas-farinhentas. Elas são conhecidas por afastar os predadores por meio da secreção de um líquido de gosto e cheiro ruins através de seus poros. A maior parte das espécies é herbívora e se alimenta de diversas plantas, incluindo o milho, a soja e o algodão. Poucas espécies se alimentam de lagartas e outros insetos. Elas se desenvolvem por um processo chamado de metamorfose incompleta, que consiste em três fases: ovo, crisálida e adulta.

Loading...

Ovos

No início do verão, as marias-fedidas fêmeas depositam ovos nas folhas e talos das plantas. O tamanho e a aparência desses ovos varia de acordo com a espécie. Por exemplo, os percevejos-verdes botam ovos cilíndricos verdes ou amarelos, que adquirem uma coloração rosa ou cinza com o passar dos dias. Os insetos de cor marrom, por sua vez, botam ovos brancos e achatados. Já a maria-fedida comum bota ovos de cor creme que ficam rosados antes de eclodir.

Crisálidas

Quando as crisálidas eclodem dos ovos, assemelham-se a pequenas versões não aladas dos insetos adultos. Durante cerca de cinco semanas, elas passam por cinco estágios, à medida que crescem até se tornarem adultas. Elas trocam seu exoesqueleto entre cada uma dessas etapas e vão adquirindo a aparência de adulto gradativamente.

Fase adulta

Uma maria-fedida adulta tem um corpo com formato de escudo, uma cabeça pequena, antenas com cinco segmentos e um grande escutelo triangular que ocupa a metade inferior de seu corpo. As marias-fedidas se parecem com besouros, mas eles têm asas que se encontram em sua parte central e um mecanismo de mastigação na boca, enquanto elas dispõem de asas sobrepostas e um mecanismo de perfuração na boca. Alguns desses insetos, como o besouro-arlequim, têm uma coloração brilhante, enquanto outros, como o percevejo-verde ou o marrom, se camuflam com a cor verde, marrom ou cinza. Em condições climáticas mais frias, escondem-se sob as folhas ou o solo e permanecem inativos. Seu período de atividade se inicia quando a temperatura está acima de 21 ºC. Quando as marias-fedidas se alimentam, sua boca perfurante causa um dano físico que permite que doenças entrem nos tecidos das plantas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...