O mel aumenta a testosterona?
grafvision/iStock/Getty Images
O mel é um xarope rico em açúcar que é suposto ser um adoçante benéfico pois contém açúcar natural em vez de adoçantes artificiais, como o xarope de milho. Embora o mel possa ser benéfico em alguns aspectos, uma utilização nutricional para a qual é pouco provável que o mel seja benéfico é o aumento da testosterona. Vários nutrientes podem aumentar os níveis de testosterona, mas o mel não é rico neles, por isso é improvável que impacte o seu nível de testosterona. Consulte um médico antes de enfrentar quaisquer condições médicas, como baixos níveis de testosterona.
Fibra
Uma vantagem potencial do mel para aumentar os níveis de testosterona é que ele não contém fibra dietética. Essa fibra é um nutriente essencial que ajuda na digestão saudável, promove a sensação de saciedade e pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. No entanto, uma pesquisa publicada na edição de dezembro de 1996 da revista "The American Journal of Clinical Nutrition" indica que o excesso de fibra pode inibir a produção de testosterona. Assim, substituir alimentos ricos em fibras por mel pode ajudar a aumentar seus níveis de testosterona.
Gordura
O mel não contém nenhuma gordura dietética, o que pode ser útil se você estiver tentando cortar gordura e calorias, mas é prejudicial para a produção de testosterona. Além de fornecer energia e ajudar o corpo a absorver vitaminas, a gordura dietética está envolvida na produção de hormônios. De acordo com a pesquisa publicada na edição de novembro de 2004 da revista "International Journal of Sports Medicine", o aumento da ingestão de gordura pode promover o aumento dos níveis de testosterona.
Açúcar
O mel é rico em açúcar, com mais de 17 g em cada colher de sopa usada. Embora o açúcar torne o mel saboroso e possa fornecer energia, ele pode ser prejudicial para os níveis hormonais. Uma pesquisa realizada em 2009 no Massachusetts General Hospital descobriu que o consumo de açúcar provoca uma redução nos níveis de testosterona, de modo que o mel não é uma boa escolha de alimentos para aumentar a liberação de testosterona.
Magnésio
Além da gordura dietética, outros nutrientes podem promover o aumento da liberação de testosterona. Entre eles está o magnésio, de acordo com um estudo da edição de fevereiro de 2009 da revista "Journal of Pharmaceutical e Biomedical Analysis". Infelizmente, o mel é desprovido de magnésio, por isso não pode fornecer esse benefício de aumento de testosterona.
Referências
- USDA National Nutrient Database: Mel [em inglês]
- The American Journal of Clinical Nutrition: Efeitos da gordura dietética e fibra em plasma e andrógenos de urina e estrógenos em homens: Um estudo de alimentação controlada; J.F. Dorgan et al.; December 1996 [em inglês]
- International Journal of Sports Medicine: Relação entre a dieta e as respostas ao soro anabolizante hormonal para exercícios de alta resistência em homens; J. Sallinen et al.; November 2004 [em inglês]
- Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis: Efeito do magnésio na associação entre testosterona-SHBG estudado por uma abordagem cromatógrafa molecular original; L. Excoffon et al; February 2009 [em inglês]
Sobre o Autor
Brian Willett began writing in 2005. He has been published in the "Buffalo News," the "Daytona Times" and "Natural Muscle Magazine." Willett also writes for Bloginity.com and Bodybuilding.com. He is an American Council on Exercise-certified personal trainer and earned a Bachelor of Arts in journalism from the University of North Carolina.
Créditos Fotográficos
grafvision/iStock/Getty Images