Como fazer pão sem farinha de trigo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Por alergias ou qualquer outro motivo, você pode evitar a farinha de trigo para fazer pão ao utilizar outros cereais. Pode ser necessário um processo de tentativa e erro para encontrar a receita do pão com a consistência e sabor desejados. Uma combinação de farinha de arroz integral, amido de milho e farinha de trigo sarraceno podem ser a base de um pão semelhante aos feitos com farinha de trigo.

Passo 1

Despeje fermento e mel nas quantidades certas em uma tigela pequena. Adicione água com o copo de medida, ajustando a temperatura com o termômetro. Junte e misture bem os ingredientes e deixe-os descansar até adquirir a consistência de espuma.

Passo 2

Meça e adicione as farinhas, o amido de milho, fubá, goma xantana e o sal na tigela grande. Mexa suavemente.

Passo 3

Misture os ovos, óleo de cozinha e vinagre em outra tigela pequena e misture. Adicione a mistura de fermento à de ovos e mexa bem.

Passo 4

Adicione os ingredientes líquidos aos secos e misture bem com uma colher de pau.

Passo 5

Coloque a massa em uma bancada coberta com farinha de arroz integral. Amasse em seguida por mais ou menos oito minutos.

Passo 6

Unte uma tigela grande para colocar a massa. Cubra a tigela com uma toalha e deixe crescer por aproximadamente uma hora, até dobrar o volume. Uma maneira de verificar se já dobrou é colocar o dedo indicador sobre a massa e ver se o recuo provocado pelo dedo continua no lugar. Se desaparecer, deixe crescer mais.

Passo 7

Soque a massa e coloque-a em uma forma untada. Deixe crescer na forma até que ela dobre de volume novamente e o pão esteja redondo.

Passo 8

Asse a 180º C por aproximadamente 25 minutos. Estará pronto quando a parte de cima obtiver um dourado marrom e parecer oco quando batido suavemente com os dedos.

Passo 9

Retire do forno e deixe esfriar em um suporte de metal por aproximadamente 15 minutos. Solte cuidadosamente da forma antes de remover. Deixe esfriar completamente antes de fatiar.

Mais recentes

×