Como partir um comprimido sem um cortador
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
Partir um comprimido pode ser necessário quando um remédio não se encontra disponível na dosagem adequada ou quando uma dosagem menor for suficiente e eficaz. Isso ocorre, por exemplo, quando tomamos meio comprimido de aspirina para eliminar uma dor de cabeça, em vez de um inteiro (algo que também economizaria dinheiro). Os cortadores de comprimidos podem ser comprados em farmácias. Mas existe outra maneira fácil de dividi-los, caso não esses produtos não estejam disponíveis.
Step 1
Veja se o comprimido possui um entalhe pré-marcado para guiá-lo quando você for fazer o corte. Caso possua, vá para o terceiro passo.
Step 2
Coloque o comprimido na tábua de corte. Crie um entalhe para guiá-lo quando você for cortar o remédio. Segure a borda do comprimido com as pontas dos dedos de uma mão e coloque a lâmina de uma faca afiada sobre o centro dele. Pressione e arraste a borda da faca vagarosamente em sua direção para formar um entalhe no meio do comprimido.
Step 3
Com o comprimido na tábua de corte, coloque a lâmina da faca no entalhe e cubra tanto a lâmina quanto o comprimido com sua mão livre. Deixe a palma e as pontas dos dedos sobre a faca e o comprimido. Isso evitará que as duas metades do remédio escorreguem da tábua depois de cortadas.
Step 4
Pressione diretamente para baixo e através do comprimido para dividi-lo ao meio.
Step 5
Repita os passos anteriores com cada metade, caso precise de 1/4 da dosagem.
Referências
Dica
- Utilize uma faca afiada para evitar que o comprimido se quebre em vários pedaços ou fragmente.
Advertência
- Consulte um médico para saber se cortar seu medicamento específico poderá causar resultados sérios ou mesmo fatais. Além disso, nunca altere a dosagem de um remédio com prescrição sem discutir o assunto com seu médico.
Sobre o Autor
James Clark began his career in 1985. He has written about electronics, appliance repair and outdoor topics for a variety of publications and websites. He has more than four years of experience in appliance and electrical repairs. Clark holds a bachelor's degree in political science.
Créditos Fotográficos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images