Como preparar coxão duro assado

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O coxão duro é um corte do músculo superior da perna traseira do boi. Uma peça de alta qualidade pode ser assada no forno, no entanto, a maioria dos cozinheiros optam por assá-la em uma panela de ferro fundido no fogão. Um processo de cozimento abafado e úmido irá produzir um assado saboroso, macio e suculento.

Passo 1

Descasque as cebolas e corte-as finamente. Coloque-as no fundo da panela de ferro.

Passo 2

Lave o coxão duro e seque-o com papel-toalha.

Passo 3

Salpique o sal e a pimenta na superfície da carne e coloque-a em cima das cebolas na panela.

Passo 4

Meça e despeje o vinagre sobre a carne.

Passo 5

Tampe a panela de ferro e coloque-a no fogão. Ligue o fogo médio-alto e aqueça até que as cebolas comecem a dourar. Reduza o fogo para baixo e cozinhe o coxão duro por aproximadamente três horas. Não remova a tampa até completar esse tempo de cozimento.

Passo 6

Cheque a carne após esse período, para verificar se está no ponto que deseja. Insira a ponta da faca no centro do coxão duro. Se estiver no ponto, transfira-o da panela para uma travessa. Cubra com o papel-alumínio para mantê-lo aquecido. Continue a cozinhar o assado por 30 a 60 minutos, se não estiver no ponto do seu agrado.

Passo 7

Misture a farinha de trigo e a água e adicione à panela de ferro. Misture as cebolas, o caldo da panela e a mistura de farinha e água, incorporando-os bem. Cozinhe os ingredientes em fogo médio-alto até obter um molho. Remova a panela de ferro do fogo.

Passo 8

Fatie a carne e sirva com o molho.

Mais recentes

×