×
Loading ...

Como preparar polpa de goiaba

A goiaba é uma fruta tropical da família do romã. Ela possui sementes crocantes como o romã, mas seu sabor concentra-se nas partes mais macias da fruta. A goiaba é originária do Caribe, mas se espalhou por todas as regiões tropicais do mundo durante a metade do século 19, quando biólogos identificaram mais de cem variedades da fruta. É um lanche saudável, rica em antioxidantes, fibras e vitamina C. Pode-se usá-la em vitaminas e coquetéis.

Instruções

A goiaba é uma fruta tropical da família da romã (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Descasque a goiaba com a faca, cortando ao redor da fruta e para o lado contrário à palma de sua mão. A casca é comestível, mas não deve ser usada na polpa.

    Loading...
  2. Corte as goiabas em quatro. Não é necessário ser completamente exato, já que você irá bater a fruta.

  3. Coloque os pedaços da goiaba em um liquidificador ou processador. Pulsione por alguns segundos até que as frutas sejam despedaçadas, mas não o suficiente para quebrar as sementes. Deixe-as intactas.

  4. Segure a peneira sobre uma tigela grande e, lentamente, despeje a fruta do liquidificador sobre a peneira. Amasse os pedaços de goiabas com a mão, se necessário, mas deixe as sementes na peneira.

  5. Use os dedos ou um garfo para verificar se ainda há sementes na polpa e remova as que encontrar. Seja minucioso, mas não se preocupe caso algumas permanecerem, pois elas são comestíveis.

Loading...

Dicas

  • A polpa da goiaba pode ficar na geladeira por cerca de 48 horas, mas pode ser congelada por seis meses ou até mais. Tente congelá-la em formas de gelo, para poder descongelar somente a quantidade necessária para determinada receita.
  • Tente misturar a polpa em molhos para salada; ela combina com molhos tropicais que contenham coentro e limão, assim como molhos asiáticos, como o de gengibre.
  • Caso prefira não usar a polpa, esprema a fruta para retirar o suco.
  • Adicione goiaba a seus cremes e pudins caseiros para ajudar a adoçá-los e conferir um sabor distinto às suas sobremesas.

Aviso

  • Compre apenas goiabas verdes, que ainda não amadureceram. Quando madura, a fruta é danificada facilmente, logo, deixe-a amadurecer em sua casa.
  • Quando a goiaba estiver madura, a parte suculenta apenas amassará um pouco ao toque. Não espere até que ela se torne extremamente macia, pois isso geralmente indica sua deterioração.

O que você precisa

  • Faca pequena
  • Liquidificador
  • Peneira
  • Tigela

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...