×
Loading ...

Produtos químicos que evitam o derretimento do gelo

Manter os alimentos e bebidas congeladas no calor do verão pode ser um desafio. Como qualquer pessoa que já tentou manter seus itens resfriados em um recipiente térmico sabe, um bloco de gelo dura mais do que cubos individuais. No entanto, aumentar a área de superfície de gelo não é a única maneira de reduzir o derretimento. Determinados produtos químicos com temperaturas muito baixas podem manter seu gelo mais frio por um período de tempo muito maior.

Picolés (ice cream lolly image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Sal

Embora adicionar sal -- quimicamente conhecido como cloreto de sódio ou NaCl -- ao gelo acelere o processo de fusão, uma pequena quantidade de sal pode retardá-lo. Ao aumentar a taxa inicial de derretimento, o sal forma um cubo grande a partir dos cubos menores. Um cubo de gelo apresenta uma porcentagem menor de área de superfície, o que, de acordo com o site Desert Road Trippin', irá diminuir a taxa de fusão.

Loading...

Gelo seco

O gelo seco, a forma sólida do dióxido de carbono ou CO2, recebe esse nome porque um sólido é convertido diretamente em um gás, conforme o site Dry Ice Info, e nunca se torna um líquido. O gelo seco é um produto químico ideal para evitar o derretimento, devido sua temperatura extremamente fria, cerca de -78 ºC. De acordo com o Dry Ice Info, um pedaço de gelo seco de 2,25 a 4,50 kg leva cerca de 24 horas para sublimar completamente -- mudar de sólido para gasoso. Colocar um pedaço de gelo seco na água provoca uma reação exotérmica; elimina o calor da água, congelando-a, de acordo com o Ask the Van, um site de física associado à Universidade de Illinois, nos EUA. Quando você coloca um pedaço de gelo seco na água, pode observar a reação exotérmica.

Nitrogênio líquido

Como o gelo seco, o nitrogênio líquido, também conhecido como LN2, usa uma reação exotérmica para congelar a água. De acordo com o Ask the Van, adicionar LN2 à água fará com que ela congele, pois o nitrogênio líquido absorverá o calor proveniente da água. Novamente, você pode observar essa reação exotérmica; ao adicionar o LN2, o nitrogênio líquido continuará a ferver até que a água esteja congelada. A temperatura do LN2, de acordo com o Departamento de Física da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, nos EUA, é de -195 ºC.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...