×
Loading ...

Projetos com gelo seco

A maioria das crianças em idade escolar precisa fazer um projeto de ciências durante o ano letivo. Projetos com gelo seco estão se saindo vencedores em feiras de ciências que exploram o uso e a composição do gelo seco. A sublimação do gelo seco (vai do estado sólido para o gasoso) forma dióxido de carbono que pode ser examinado e utilizado para inúmeras experiências.

A sublimação do gelo seco o faz ir do estado sólido para o gasoso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Compare gelo molhado e seco

Qual a diferença com que o calor afeta o gelo seco e o gelo molhado? Essa é a base dessa experiência para a comparação de gelo seco e molhado. Dê aos alunos os dois tipos de gelo. Deixe que observem ambos pedaços de gelo. Não os deixe tocar o gelo seco com as mãos, pois ele que provoca queimaduras na pele. Lembre-se de usar luvas e pinças. Em seguida use um prato quente, ou uma frigideira para derreter as duas formas de gelo. Use uma luva ou pegador para deslizar no gelo (molhado e seco) sobre a chapa quente ou frigideira. Peça para que os alunos observem e registrem o que acontece com o gelo seco enquanto ele derrete.

Loading...

Bolhas

Coloque o gelo seco no fundo de uma frigideira, aquário ou outro recipiente. Deixe o gelo seco descongelar por cerca de 15 minutos para dar início à experiência. Sopre bolhas levemente sobre a solução de gelo seco. O gelo seco é constituído por dióxido de carbono que é mais pesado do que o ar, enquanto que as bolhas são mais leves. Se uma das bolhas for ao encontro do dióxido de carbono, ela pode crescer e até mesmo congelar enquanto explode.

Apagar fogo

O vapor de gelo seco apaga incêndios? Essa é o questionamento desse experimento científico. Encha aproximadamente 1/3 de um copo de medição de vidro com gelo seco. Deixe o gelo começar a descongelar. Acenda uma vela e aproxime o pavio ao copo medidor. Observe quando o pavio fica próximo dos vapores do gelo seco. A chama se apagará por causa do dióxido de carbono que o gelo seco produz.

Bola de cristal

Para um experimento científico vencedor, crie uma bola de cristal de gelo seco, água, uma fina tira de tecido e solução para bolhas de sabão. Em um recipiente de vidro com uma borda lisa, coloque um copo de água; adicione dois ou três pedaços de gelo seco. O gelo seco começará a produzir vapores. Mergulhe a tira de tecido em um pouco de solução para bolhas de sabão e arraste-a por cima da tigela. Certifique-se que as bordas do tecido caiam sobre as do recipiente para que a parte superior seja revestida com uma fina película de sabão. À medida que o gelo seco produz mais névoa, a bolha começará a crescer. Eventualmente irá estourar e liberar vapor nebuloso. Para dar um toque especial ao efeito, você pode colocar uma lanterna à prova d'água dentro da tigela antes de começar a fazer a bolha.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...