Como Fazer Queijo Parmesão

••• parmiggiano image by Renato Francia from Fotolia.com

Queijo parmesão é um dos queijos mais simples de fazer, no entanto, tenha em mente que é preciso pelo menos cinco meses para o queijo tomar forma. Se você estiver disposto para esperar, reúna os ingredientes e comece a trabalhar.

Aqueça o leite a aproximadamente 38 graus e adicione a cultura termofílica de bactérias. Deixe amadurecer por uma hora.

Dissolva o tablete em 4 colheres de sopa de água fria e despeje no leite. Mexa por cerca de cinco minutos com um batedor leve.

Reserve a solução de leite por cerca de 90 minutos e um coalho deve formar nesse tempo. Corte esse coalho em quatro cubos e deixe-os assentar por aproximadamente 10 minutos.

Eleve a temperatura do leite para 51 graus. Continue mexendo os coalhos, para evitar que grudem. Mantenha os coalhos, a esta temperatura até que sejam pequenos e firmes (o que levará aproximadamente 30 minutos no máximo).

Escorra o soro com uma gaze revestida peneira e coloque os coalhos em um pano revestido do molde. Pressione o queijo com 4,5 kg por meia hora. Retire e vire o queijo. Pressione-o com 11 kg por meia hora. Vire o queijo e pressione-o novamente por 12 horas.

Retire o queijo da prensa e deixe flutuar em uma solução de salmoura fria (1 1/2 xícaras de sal em 1,1 litro de água) durante 30 horas. Retire o queijo e seque.

Coloque o queijo na geladeira por pelo menos cinco meses. Vire-o queijo em dias alternados durante as primeiras semanas e depois uma vez por semana. Depois de dois dias, coloque um pote virado sobre o queijo. Verifique o queijo para procurar por bolores. Se os bolores se desenvolverem, basta remover o área do bolor.

Rale o seu queijo quando estiver pronto para usá-lo. Você pode usá-lo a qualquer momento após cinco meses, mas quanto mais ele for mantido, mais forte o sabor vai ser.

Mais recentes

×