×
Loading ...

Raças de galinhas: cores dos ovos

Apesar do fato de que a maioria dos ovos vendidos nos supermercados é branca, normalmente, eles existem em uma ampla variedade de cores, tamanhos e formatos. A cor do ovo de uma galinha depende da sua raça e dieta. Além do popular branco, outras cores como ovos marrons, rosas e azuis são comuns também.

Há ovos de galinha em uma variedade de cores (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Ovos brancos

Dentre as raças de galinhas, o branco é a cor mais vista. O tamanho varia e algumas raças que botam esses tipos de ovos, como a Fayoumi Egípcia e a Silkie geram alguns com tons ligeiramente de marrom ou rosa. A raça mais comum que bota ovos brancos é a Legorne branca.

Loading...

Ovos marrons

Os ovos marrons são um dos mais conhecidos. Muitas raças, que botam ovos fartos e saudáveis, são reconhecidas pela tonalidade marrom, que vai desde o claro até o chocolate. As galinhas Orpingtons, como a Buff Orpington, as Rhode Island vermelhas e Wyandottes são algumas das raças que geram ovos dessa cor, mantidas por fazendeiros comerciais e outras pessoas.

Ovos azuis

Apenas duas raças botam ovos azuis: A galinha Ameraucana e a Araucana. Ambas são referidas como "as galinhas dos ovos de páscoa", devido a essa habilidade colorida. Entre indivíduos e essas duas espécias, as cores de ovos variam desde um azul pastel, um mais esverdeado até um mais vibrante. Em circunstâncias raras, existem também os ovos azuis arroxeados.

Ovos rosados

Uma galinha que bota ovos rosados não é estranho, mas o fenômeno é mais uma anomalia do que algo específico de uma raça. As galinhas Plymouth Rock são uma raça comum e, dependendo da sua dieta, podem botar ovos marrons com nuances rosadas. Normalmente, esses são o resultado do cruzamento de duas raças, uma que bota ovos brancos e outra que bota os marrons.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...