Razões para rachaduras no topo do bolo

Image by Flickr.com, courtesy of thebittenword.com
Dependendo do tipo de bolo que você estiver fazendo, da temperatura do forno e do procedimento que seguiu ao misturar a massa de bolo, existem várias razões pelas quais um bolo pode rachar ou quebrar em cima.
Localização no forno
Se um bolo não estiver no centro do forno, é bem provável que ele rache ou quebre em cima. Para assegurar o cozimento uniforme, coloque todos os bolos o mais próximo possível do centro da grelha.
Temperatura do forno
Um forno quente demais pode causar rachaduras no bolo. Os lados do bolo assarão mais rapidamente que o centro, então, o centro terá mais tempo para crescer e, assim, rachar. Para evitar que isso aconteça, coloque papel manteiga nas laterais da forma ou unte-as bem.
Temperatura dos ingredientes
Se alguns ingredientes forem muito frios, o bolo pode rachar e evitar a formação de bolhas de ar e um crescimento adequado. Espere até os ovos, manteiga e outros ingredientes refrigerados estarem à temperatura ambiente antes de misturar.
Cozimento desigual
Um bolo é mais susceptível a rachar se a sua parte superior e as laterais estiverem assando em velocidades diferentes. Tente alcançar um cozimento uniforme untando bem as formas e colocando-as no meio do forno, e não perto do elemento de aquecimento.
Massa batida em excesso
Uma massa que foi muito batida pode resultar em um bolo rachado. Tente misturar os ingredientes apenas até eles se fundirem.
Massa muito úmida
Uma massa com muitos ingredientes líquidos é mais susceptível de gerar um bolo rachado. Certifique-se de que os líquidos sejam proporcionais aos ingredientes secos antes de assar.
Mais Artigos
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Carly Schuna is a Wisconsin-based professional writer, editor and copy editor/proofreader. She has worked with hundreds of pieces of fiction, nonfiction, children's literature, feature stories and corporate content. Her expertise on food, cooking, nutrition and fitness information comes from a Level 1 personal training certification and years of in-depth study.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of thebittenword.com