Como fazer salame italiano

•••

Fazer seu próprio salame italiano é uma experiência extremamente satisfatória, pois é feito do seu jeito. Pode parecer desafiador, mas com um pouco de treino é fácil de fazer em casa. Salame italiano não é cozido, e ao fazê-lo em casa você pode controlar quanta gordura vai no seu salame, podendo deixá-lo mais saudável que a versão industrializada. Além disso você pode usar os temperos que quiser e deixar a sua versão ainda mais saborosa do que qualquer outra. O salame italiano é um excelente aperitivo que pode ser acompanhado com vinho, pão e queijo para festas e datas comemorativas.

Passo 1

Escolha uma receita para salame italiano na lista do site na seção "Recursos", como o salame apimentado, copa, finocchiona, soppresata ou salame de Gênova. Use alho, vinho, temperos e pimenta para fazer o salame. Para um sabor italiano mais acentuado, use ervas secas.

Passo 2

Deixe todos os temperos, sal, alho e a mistura para fermentação prontos antes de começar a moer a carne. Esmague todos os seus temperos com exceção do sal e da mistura para fermentação em um moedor de café.

Passo 3

Moa a carne e a gordura em uma tigela de metal fria e armazene-a na geladeira.

Passo 4

Misture a carne, a gordura e todos os outros ingredientes em uma tigela de metal, utilizando um misturador elétrico ou suas mãos. Dissolva a mistura para fermentação em água e coloque-a na carne para iniciar o processo de fermentação da carne. Faça a mistura até que tudo esteja misturado de forma homogênea, mas não por muito tempo. Coloque a carne na geladeira.

Passo 5

Prepare a pele do salame dependendo da receita a ser usada. Peles artificiais não precisam de preparação, enquanto as naturais devem ser molhadas antes do uso.

Passo 6

Coloque a carne na pele do salame. Utilize a máquina de recheio conforme instruções do manual ou utilize as mãos, e deixe um pedaço de pele sem recheio na ponta, mantendo-a molhada durante o processo. Encha completamente, mas tenha cuidado para não colocar carne em excesso, pois pode rasgar a pele. Para evitar a criação de bolsas de ar no salame faça pequenos buracos na pele com uma faca para não causar acúmulo de gordura.

Passo 7

Pendure a salsicha para secar. Deixe que o ar, a mistura para fermentação e a cultura bacteriana comecem o processo natural de fermentação, e mantenha o ambiente em aproximadamente 32°C. Deixe o salame pendurado por pelo menos 35 dias antes do consumo. Tenha o cuidado de retirar qualquer mofo ou substância que possa aparecer na parte externa do salame para evitar intoxicação alimentar. Mantenha a salsicha fria, mas não é necessário armazenar na geladeira.

Mais recentes

×