Como salgar peixes para isca

••• plate of raw smelt image by yusia from Fotolia.com

Não é sempre possível ou conveniente comprar peixes frescos para iscas, para pescar. Além disso, pode ser caro ter que comprá-los antes de cada sessão. É por isso que muitos pescadores experientes os salgam, para preservá-los para uma data posterior. Este processo é recomendado por muitos departamentos governamentais, pois congelar ou refrigerar o peixe não é o suficiente para remover algumas doenças e vírus que podem infectar os peixes. A salga ajuda a evitar que uma infecção se espalhe.

Passo 1

Pesque os peixes para isca ou compre-os em uma loja de iscas. Coloque-os em um refrigerador. Alguns bons peixes são osmerus, cavalinhas, sardinhas ou atuns pequenos. É importante que o peixe esteja fresco.

Passo 2

Corte o peixe para isca em filés finos, usando uma faca para filetar ou lâmina afiada.

Passo 3

Coloque uma camada grossa de jornal em um local fresco, frio e com sombra. Espalhe uma camada de sal grosso sobre ele, de cerca de 1,2 cm de espessura.

Passo 4

Coloque os filés de peixe, com o lado da pele virado para baixo, sobre o sal. Não deixe os peixes se sobreporem ou ficarem para fora do jornal. Cubra-os com mais jornal.

Passo 5

Equilibre alguns pratos de jantar sobre o jornal, para compactar tudo e evitar que o jornal seja levado pelo vento.

Passo 6

Deixe o peixe descansar por, pelo menos, duas horas. Então, remova os pratos e o jornal de cima. Se os filés e o sal estiverem gosmentos e molhados, remova um pouco da mistura e adicione outra camada de sal.

Passo 7

Coloque uma camada nova de jornal e coloque os pratos novamente em cima. Deixe descansar por mais meia hora.

Passo 8

Remova os filés do jornal e remova o sal que estiver úmido. Coloque dois ou três filés por vez em sacolas plásticas para freezer. Pressione-as para remover o ar, antes de lacrá-las com um zíper ou arame. Armazene no freezer e remova quando for pescar.

Mais recentes

×