×
Loading ...

Como secar folhas de outono e manter sua cor viva

As folhas do outono possuem folhas em cores vivas como vermelho, dourado, laranja e marrom. Essas cores quentes são fugazes e desaparecem logo que o ar fica mais frio e as folhas caem dos galhos. Você pode levá-las para casa e preservá-las para criar decorações coloridas de outono que durarão mais de uma estação. Existem muitas técnicas para secar folhas, mas somente uma delas é capaz de preservar as cores.

Instruções

Folhas secas do outono podem ser preservadas durante o ano todo (Fall Leaves image by nutech21 from Fotolia.com)

    Secagem com glicerina

  1. Em uma tigela pequena, mistura meia xícara de glicerina vegetal com um copo de água. A glicerina vegetal pode ser encontrada em farmácias. Coloque a bandeja em uma superfície plana em que possa ficar parada durante alguns dias. Despeje a solução na bandeja.

    Loading...
  2. Coloque as folhas na solução de forma que fiquem deitadas mas sem se tocarem. Coloque as pedras pequenas ao redor das bordas de cada folha para segurá-las no lugar. Deixe a bandeja parada de dois a seis dias para permitir que as folhas absorvam o líquido.

  3. Verifique as folhas, se estiverem macias ao toque e com as cores mais escuras, então estão prontas para serem retiradas da solução. Retire cada folha da bandeja e seque com um pano. Essas folhas permanecerão macias e maleáveis, mantendo a cor do outono permanentemente.

    Secagem no micro-ondas

  1. Colete as folhas dos galhos de uma árvore. Não pegue as que tiverem caído pois essas já começaram a secar e perder a cor. É necessário que as folhas estejam frescas e vivas para obter os melhores resultados.

  2. Coloque a caixa de papelão pequena sobre uma superfície plana. A caixa precisa ser pequena o suficiente para caber no micro-ondas, mas grande o suficiente para guardar as folhas. Remova as abas da parte superior com o estilete.

  3. Despeje uma camada de três centímetros de sílica em gel no fundo da caixa. A sílica em gel pode ser encontrada em lojas de artesanatos ou floriculturas. Coloque as folhas sobre o gel e organize-as de modo que não se encostem umas nas outras. Cubra as folhas com mais três centímetros de sílica em gel.

  4. Coloque a caixa dentro do micro-ondas e ajuste-o na configuração de desgelo. Se não houver essa opção e sim níveis de dois a dez, ajuste no nível quatro. Se o micro-ondas só possuir quatro ou cinco níveis, ajuste-o para o dois. Configure o cronômetro para dois minutos e meio e pressione "Ligar".

  5. Remova a caixa do micro-ondas e retire gentilmente a camada superior do gel. Toque-as suavemente para sentir a hidratação. Se não estiverem completamente secas, recoloque a camada de sílica em gel e ponha de volta no micro-ondas por mais dois minutos e meio. Retire as folhas e borrife spray de acrílico nos dois lados.

    Secagem com ferro

  1. Coloque uma folha de papel vegetal sobre a tábua de passar. Coloque uma folha sobre o papel de modo que fique reta. Cubra a folha com outro papel vegetal.

  2. Ajuste o ferro de passar para temperatura média. A temperatura alta fará buracos no papel vegetal e queimará a folha. Coloque uma toalha sobre as folhas de papel vegetal.

  3. Passe o ferro quente sobre a área da toalha que cobre a folha. Faça isso de dois a cinco minutos. Retire a toalha e verifique se as camadas de papel vegetal estão coladas. Se não estiverem, recoloque a toalha e passe o ferro por mais um período de dois a cinco minutos.

  4. Remova a toalha e deixa o papel vegetal esfriar. Assim que estiver frio, corte ao redor da folha. Deixe 1,8 centímetro de papel vegetal na borda da folha para agir como uma margem e garantir que o papel fique selado.

  5. Repita o processo para cada folha. As folhas de papel vegetal devem ser armazenadas longe da luz direta do sol para garantir que a cor não desapareça.

Loading...

O que você precisa

  • Tigela pequena
  • Glicerina vegetal
  • Água
  • Bandeja rasa
  • Pedras pequenas
  • Pano
  • Caixa de papelão pequena
  • Estilete
  • Sílica em gel
  • Micro-ondas
  • Spray de acrílico para artesanato
  • Tábua de passar
  • Papel vegetal
  • Ferro de passar

Referências

Loading ...
Loading ...