Os segredos do milho assado

Getty Images
Na época das Festas Juninas, não pode faltar uma das grandes estrelas da culinária típica caipira: o milho. Os grãozinhos amarelos estão presentes em diversas receitas juninas e são preparados de formas muito distintas, mas uma das maneiras favoritas é também a mais simples: assados na espiga. Conheça a seguir os segredos para preparar um milho assado macio e delicioso em 30 minutos. É uma receita simples, barata, rápida e vai deixar todo mundo com água na boca em qualquer época do ano. Experimente!
Step 1
Esta receita pode ser feita tanto na churrasqueira quanto no forno convencional. Caso use uma churrasqueira, acenda-a em temperatura média (180ºC). Se optar pelo forno, pré-aqueça-o em temperatura média (180ºC) por cerca de dez minutos.
Step 2
Retire as palhas dos milhos e reserve. Limpe bem as espigas, retirando completamente os cabelos que ficam entre os grãos. Pincele um pouco de manteiga ou manteiga de garrafa sobre as espigas de milho e embrulhe-as uma a uma no papel-alumínio, fechando bem as pontas.
Step 3
Caso utilize churrasqueira, coloque os milhos embrulhados diretamente sobre a grelha por 20 minutos, virando-os na metade do tempo. Ao usar o forno convencional, coloque as espigas na travessa de alumínio e leve para assar em temperatura média por 20 minutos, virando-as na metade do tempo.
Step 4
Passados os 20 minutos, retire as espigas do forno ou da churrasqueira e desembrulhe-as com cuidado para não se queimar com o vapor. Você saberá o ponto quando o milho estiver amarelo vivo, de coloração dourada. Coloque as espigas em cada uma das palhas reservadas. Pincele um pouco mais de manteiga e seu milho assado já está pronto para servir!
- Para dar mais sabor ao milho, experimente usar manteigas aromatizadas com temperos especiais a sua escolha.
- Para saber se as espigas são frescas, escolha as mais pesadas e que soltem um líquido esbranquiçado ao ter seus grãos pressionados com as unhas.
- Cuidado ao desembrulhar as espigas de milho do papel-alumínio, pois pode ocorrer alguma saída de vapor muito quente.
- Não adicione sal ao assar o milho. Ele resseca os grãos. Tempere apenas após o cozimento.
- Getty Images