Como fazer sopa sem caldo em cubo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Fazer sopa sem usar caldo em cubos é, na verdade, uma das formas mais saborosas de preparar esse prato clássico e de se libertar da dependência dos cubos desidratados. Além disso, você terá um prato livre de conservantes e limitará a quantidade de sal ingerida. Não é necessário ser um mestre para esse projeto, aprender a fazer caldo fresco é mais fácil do que parece.

Passo 1

Compre cortes de carne para o tipo de caldo que pretende fazer. Para caldo de frango, use a carcaça de restos de frango ou compre cortes mais baratos da ave -- como a espinha e o pescoço -- e combine os aromáticos (isso inclui as cenouras, aipo, cebola, ervas, pimenta em grãos e outros temperos).

Passo 2

Adicione 1 L de água para cada 450 g de ossos, para todos os tipos de caldo, e ferva junto com os aromáticos. Adicione água fria para um caldo melhor e, após começar a ferver novamente, deixe no fogo por mais duas horas. Retire a espuma que se forma sobre o caldo. Se estiver em uma dieta com restrição de gordura, retire a camada gordurosa que se forma sobre o caldo frio na geladeira.

Passo 3

Uma vez que o caldo esfriar, retire os ossos e os aromáticos que você quiser remover com uma escumadeira. Corte ou desfie a carne que quiser adicionar de volta ao caldo e reserve para uma receita de sopa. Coe se necessário.

Passo 4

Coloque sal quando estiver preparando sua sopa, refogue os vegetais ou carne que desejar adicionar -- junto com outros ingredientes -- para que possa temperar a gosto.

Passo 5

Procure por ossos com bastante gordura ou outros cortes de carne barata para fazer o caldo de carne. Asse-os -- de preferência ainda com alguma carne neles -- a 200°C. Deixe-os descobertos no forno até dourar para intensificar o sabor. Adicione os mesmos aromáticos, como cebolas, cenouras ou salsa, e cozinhe por cerca de duas horas. Algumas pessoas cozinham os ossos por até 12 horas.

Mais recentes

×