×
Loading ...

Como fazer um texto dissertativo comparando dois tópicos

À primeira vista, escrever um texto dissertativo comparando dois tópicos pode parecer complicado. Mas esta tarefa é bastante comum, principalmente no Ensino Médio. Os professores pedem para que os alunos escrevam esse tipo de texto por várias razões diferentes. No Ensino Fundamental, os professores geralmente exigem que os alunos façam relatos descritivos. Conforme a capacidade analítica do aluno se desenvolve e seu pensamento se torna mais sofisticado, os professores vão esperar resultados melhores. É preciso um entendimento mais aprofundado de um certo tema para que se possa compará-lo com outra coisa. Você pode ter que comparar duas figuras históricas ou duas regiões geográficas, por exemplo.

Instruções

Escrever um texto dissertativo permite que você expresse suas ideias e compare aspectos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Pesquise bastante sobre ambos os tópicos. Comece a pesquisa focando em um tópico por vez. Faça anotações sobre os pontos importantes de cada tópico. Se você está comparando dois países, por exemplo, anote os principais produtos de cada um. Antes de qualquer coisa, reserve um tempo para pensar sobre as diferenças e semelhanças entre os dois temas.

    Loading...
  2. Faça um diagrama de Venn. Esse método compreende dois círculos sobrepostos. Coloque o nome de cada tema em cima de um círculo. Escreva os pontos principais de cada tópico no círculo abaixo, colocando as semelhanças na interseção. Utilize esse diagrama quando for escrever, pois ele ajuda a organizar seus pensamentos.

  3. Faça a introdução. Descreva em poucos parágrafos o que você vai fazer no corpo do texto. Não entre em detalhes nessa parte, mas introduza cada um dos tópicos e mencione as diferenças e semelhança com as quais você vai trabalhar.

  4. Escreva sobre um tópico de cada vez. Compare e contraste-os. Apresente os fatos e também dê sua opinião acerca do assunto. Coloque os pontos principais do texto na conclusão, e retome o que você disse que ia desenvolver na introdução. Se possível, deixe o texto de lado ao finalizá-lo, lendo-o novamente após alguns dia, com um olhar mais crítico. Prepare a versão final e entregue o texto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...