Como tocar um flugelhorn

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O flugelhorn, assim como o trompete, é um instrumento de sopro. Flugelhorns, também chamados de fliscornes, são geralmente usados em jazz como par para o trompete quando um som mais suave é desejado e são comuns em bandas completas na Alemanha, Áustria, Itália, França e Reino Unido. Apesar de não ser tão comum no Brasil, é possível encontrar esse instrumento e receber instruções devido à sua similaridade com o trompete.

Step 1

Segure o flugelhorn com as duas mãos, colocando os dedos nas válvulas, mas sem apertá-las. Segure o instrumento paralelamente ao chão com as costas retas e uma boa postura.

Step 2

Crie som tremendo os lábios. Se já tocou um instrumento de metal antes, deve estar acostumado com isso. Caso contrário, pratique esse movimento com os lábios sem o instrumento até dominá-lo.

Step 3

Siga a mesma digitação usada para o trompete. Se nunca tocou trompete ou se não sabe a digitação das notas, obtenha uma tabela para aprender a produzir as notas. Esteja ciente de que o trompete e o flugelhorn estão em si bemol.

Step 4

Respire fundo e expila o ar usando o diafragma ao invés de uma respiração curta com a parte superior dos pulmões e garganta.

Step 5

Não deixe as bochechas se encherem, pois isso diminuirá a eficiência do fluxo de ar e pode danificar o revestimento muscular delas.

Step 6

Concentre-se em obter a qualidade de tom desejada. O flugelhorn é um instrumento de som suave, assim como a trompa, portanto, abra a garganta o máximo possível e pratique notas longas e cheias para que não fiquem parecidas com as do trompete.

Step 7

Escute músicos tocarem flugelhorn em jazz ou gravações solo de concertistas para aprender mais sobre o tom desejado. Isso ajudará a desenvolver um ouvido melhor para o som que o instrumento deve produzir.

×