10 dicas de como lidar com o medo de palco

Escrito por lindsay zortman | Traduzido por luisa damulakis
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10 dicas de como lidar com o medo de palco
Como superar o medo de palco (John Rowley/Photodisc/Getty Images)

O medo de palco é muito comum entre as pessoas que não estão acostumadas a ficar frente a um público e que não têm uma profissão que exige a comunicação frequente com um grande grupo de pessoas. Quanto mais você se preocupar e pensar no medo do palco, maior ele ficará. Desarme seu medo antes que comece, com apenas um pouco de planejamento e preparação.

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Coma de maneira saudável

Não coma muito perto do horário no qual você subirá ao palco e também não fique com fome durante todo o tempo em que estiver no palco, para não acabar desmaiando. Fazer uma refeição saudável e bem balanceada, que inclua grãos integrais e fontes de proteína uma hora antes de subir ao palco, o que fornecerá a energia que seu corpo precisa para dar um bom discurso ou performance. Evite álcool, cafeína e doces, que podem alterar seu nível de açúcar e aumentar a ansiedade.

Prepare o material

Se você for dar um discurso, garanta o entendimento total do assunto que será falado. Conheça as perguntas que possam surgir durante um debate e anote as respostas apropriadas para tais questões.

Ensaie as falas

Os atores podem acalmar o medo do palco sabendo bem suas falas. Ao aumentar sua confiança, seu medo diminuirá.

Respire fundo

Manter a respiração lenta e longa fornecerá o oxigênio necessário para seu cérebro continuar a funcionar, evitando desmaios. Pessoas que sofrem com o medo de palco geralmente esquecem de manter a respiração normalizada quando a ansiedade passa a dominá-las. Se você sentir o medo aumentar, pare e respire fundo e lentamente por três vezes. Repita o processo, se necessário.

Pratique no espelho

Use o espelho da sua casa para praticar sua canção, suas falas ou discurso. Olhe nos seus próprios olhos e tente falar como falará na frente do público.

Leve parantes ou amigos para o público

Peça às pessoas que você ama para estarem no público ou que sirvam de público em um dos ensaios que você fizer. O suporte deles ajudará a aliviar o estresse do medo do palco.

Vista-se de maneira confortável

Roupas muito apertadas ou calorentas podem trazer muito desconforto quando você estiver sentindo-se quase em pânico. Geralmente o medo do palco começa com a necessidade de hiperventilação e com o sentimento de calor excessivo. Usar roupas leves evitará que tais problemas ocorram.

Não olhe para o público

Ao invés de olhar diretamente para os indivíduos no público durante sua performance, olhe para além deles, para o fundo do recinto. Isso fará com que os membros do público sintam que você está olhando para todos sem a necessidade de estabelecer contato visual direto.

Peça ajuda

Se ainda assim você sentir que o medo do palco é mais forte que você, é importante pedir ajuda a alguém de confiança. Seu diretor talvez possa trabalhar seu medo com você antes da próxima apresentação.

Divirta-se

Se todas as dicas falharem, lembre-se de que um discurso, canção ou peça não é o fim do mundo. Diminuir a grandiosidade da experiência ajuda a reduzir o medo. Você provavelmente já foi o centro da atenção em algum momento anterior, como quando seu nome foi chamado no dia da graduação ou quando abriu presentes na frente de sua família e deve ter se divertido com isso. Concentre-se em fazer dessa performance mais um momento de diversão e menos um momento de preocupação.

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