Acidose ruminal em gado

Escrito por jennifer banfield | Traduzido por lucas silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Acidose ruminal em gado
As práticas de alimentação pecuária podem aumentar os riscos de acidose (cattle image by Dennis Carrigan from Fotolia.com)

A acidose ruminal é um problema nutricional comum em gado leiteiro e para o abate. Muitas das empresas pecuárias adaptaram, hoje em dia, programas nutricionais que usam grãos como fonte alimentícia. Grãos de preço razoavel são economicamente muito viaveis, porém o consumo excessivo pode levar a acidose ruminal.

Outras pessoas estão lendo

Acidose aguda

A acidose aguda é menos comum, porém mais perigosa. É resultado de uma ingestão abundante em um período de tempo curto que abaixa o pH ruminal em níveis as vezes menores que 5,5. Uma mudança na dieta é normalmente associada a acidose aguda. Essa doença pode ser causa de abcessos hepáticos, doenças oportunistas e até problemas fatais. Se a causa do problema não for corrigida, o pH ácido causa danos à porção ruminal do intestino e reduz a capacidade de absorver nutrientes. O gado pode ficar abatido, sem alimentar-se, com frequência cardíaca alta ou diarreia. Algumas cabeças podem morrer. Alimentação irregular ou demasiada causada por acidose lática severa também cria picos na produção ácida.

Acidose ruminal em gado
Acidose aguda é menos comum, porém mais grave (cow image by david purday from Fotolia.com)

Acidose subaguda

A acidose subaguda é a forma mais comum da doença e acontece quando a produção de ácidos graxos voláteis é aumentada de forma que o rumem não possa neutralizar e as papilas ruminais não possam absorver. O pH do rumem fica em níveis abaixo de 5,8 e mantem-se assim durante horas. O gado comerá menos matéria seca, sofrerá diarreia branda e terá hemorragias no casco. A ingestão reduzida de alimentos é um sinal chave da doença, mas também letargia, arquejos, saliva excessiva, movimentos estomacais e outros sintomas comuns de desconforto ou estressa podem demonstrar acidose subaguda, que, por sua vez, pode dar lugar a uma acidose aguda.

Acidose ruminal em gado
Acidose subaguda faz com que o pH ruminal fique abaixo de 5,8 (cow image by david purday from Fotolia.com)

Sintomas típicos de acidose

As vacas que sofrem de acidose irão ingerir bicarbonato de sódio espontaneamente. Junto a isso, elas podem consumir palha, grama e feno. A alimentação irregular e mastigação insuficiente são indicações de acidose. Procure por cascos fragilizados, laminite, diarreia ou fezes aquosas moles. Abcessos hepáticos em animais com pH ruminal inferior a 5,8 são comuns em uma população de 30 a 50 por cento do total de animais com acidose. A gordura do leite estará reduzida entre um ou três por cento do rebanho. Se um suplemento for adicionado, o leite retornará ao seu normal.

Acidose ruminal em gado
As vacas sofrendo de acidose podem optar por comer grama a outros alimentos (le repas des vaches image by Jean-Michel POUGET from Fotolia.com)

Causas

Dietas baseadas em uma quantidade alta de carboidratos fermentáveis ou com massa seca concentrada podem causar acidose. Mudar muito rápido o tipo de alimento, como, por exemplo, de ensilagem para folhas de milho, pode causar complicações. Dieta com poucas fibras ou alimentos úmidos e muito fermentáveis tendem a aumentar o risco de acidose. Evite forragem muito moída e excessos na mistura total da ração, o que pode resultar no excesso de micotoxinas redutoras de partículas.

Acidose ruminal em gado
Evite dietas com grande quantidade de carboidratos fermentáveis (cow image by John Hofboer from Fotolia.com)

Redução de risco

Dar alimentos ricos em fibras para seu gado aumentará a produção de saliva e induzirá o aumento na mastigação, o que pode melhorar o balanceamento do pH ruminal. Alimente com probióticos, como leveduras vivas, para estimular o retorno do equilíbrio da flora normal intestinal. Evite quantidades excessivas de carboidratos fermentáveis. Tente manter o gado deitado e em repouso para ruminar e produzir saliva em ambientes confortáveis. Minimize o desbalanceamento nutritivo usando rações bem produzidas. Adicione bicarbonato de sódio ou carbonato de potássio para ajudar a tamponar o rumem.

Acidose ruminal em gado
Tente fazer as vacas repousarem e mastigar bem o alimento (a cow sleeping in a field image by minik from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível