Alimentos que você não pode comer se for alérgico a iodo

Escrito por rachel nall | Traduzido por mário candi tsuge
Alimentos que você não pode comer se for alérgico a iodo
O iodo pode ser benéfico para você (OJO Images/OJO Images/Getty Images)

As alergias alimentares ocorrem quando seu corpo vê uma substância como um invasor que deve ser eliminado, fazendo com que ele responda da mesma maneira que faz para um vírus ou bactéria. Substâncias químicas chamadas histaminas são liberadas e causam desde coceira na pele à tosse e dor de estômago. Reações muito graves podem levar à anafilaxia, que resulta em uma queda na pressão arterial e na incapacidade de respirar. Se você tem alergia à iodo, seu médico pode recomendar que evite determinados alimentos para minimizar as reações.

Sal iodado

Quando você não tem o suficiente de iodo em sua dieta diária, seu corpo não pode produzir hormônios da tireoide. Isso provoca uma elevação, ou papo, na garganta. Para reduzir o risco de deficiência de iodo, ele é adicionado ao sal. Um grama de sal iodado contém aproximadamente 77 microgramas de iodo. Se você é alérgico a iodo, evite a adição de sal iodado a seus alimentos. É possível comprar o sal sem iodo adicionado. Se sua alergia não é grave, pode ser possível comer pequenas quantidades de sal iodado sem sintomas adversos.

Alimentos que você não pode comer se for alérgico a iodo
Sal derramando de um saleiro na mesa (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Produtos lácteos

O iodo é uma adição comum para alimentos dados a vacas. Por essa razão, os produtos lácteos podem ser ricos em iodo. Um copo de leite de vaca contém 56 micrograma de iodo. Ele também pode ser encontrado em outros produtos lácteos como o queijo, sorvete e iogurte.

Alimentos que você não pode comer se for alérgico a iodo
Produtos lácteos em uma tábua com ervas frescas (olgakr/iStock/Getty Images)

Peixes e moluscos

Peixes e moluscos estão entre as fontes naturais mais comuns de iodo. Isso ocorre porque o iodo está naturalmente presente na água do mar e na algas. Por exemplo, apenas 85 g de bacalhau contêm 99 microgramas de iodo. A mesma porção de camarão tem 35 microgramas. Os peixes de água doce também contêm iodo, mas a quantidade depende das águas em que nadam, de acordo com um relatório da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos.

Alimentos que você não pode comer se for alérgico a iodo
Uma tigela de lagosta, camarão, vieiras e mexilhões em um caldo com uma fatia de pão (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Outras fontes

Um ovo grande contém cerca de 12 microgramas de iodo. Os legumes também têm iodo — cerca de 32 microgramas em uma por porção de meia xícara de feijão branco, por exemplo. Como o solo pode estar cheio de iodo, os legumes que crescem nele, como batatas, podem conter iodo. O nível de iodo varia de acordo com seu teor no solo na área geográfica determinada onde cresce o vegetal. Descascar os vegetais de raiz antes de cozinhá-los pode diminuir o teor de iodo.

Alimentos que você não pode comer se for alérgico a iodo
Uma variedade de legumes secos em um prato de madeira (olgakr/iStock/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível