Alimentos que contêm iodo

Escrito por eric benac | Traduzido por marcelo couto
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Alimentos que contêm iodo
O morango possui pequenas quantidades de iodo (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O iodo é um mineral importante na alimentação diária, pois ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico. A deficiência de iodo está associada a vários tipos de cânceres, incluindo o câncer de mama e de estômago. O iodo também evita o crescimento de bócio. Conhecer quais alimentos são ricos nesse mineral pode ajudá-lo a ter uma dieta mais saudável.

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Frutos do mar

Os frutos do mar são uma das fontes mais ricas de iodo no mundo. O motivo é que os peixes vivem na água salgada do mar, absorvendo tanto sal na pele que, eventualmente, ele se infiltra no corpo. Além disso, os peixes são naturalmente ricos em iodo, um dos muitos nutrientes que o seu consumo proporciona. No entanto, devido à poluição, a contaminação por mercúrio se espalhou entre muitas espécies. Como resultado, deve-se diminuir o consumo desse tipo de alimento para uma vez por semana.

Sal iodado

Uma das fontes mais óbvias de iodo é o sal iodado. Esse produto contém uma dose super concentrada de iodo e pode ser uma maneira útil de consumi-lo. Para tanto,simplesmente espalhe um pouco de sal em uma ou duas refeições por dia e você estará ingerindo a quantidade necessária. No entanto, é fácil se enganar e deixar a comida muito salgada, por isso tente não usá-lo em todo prato que comer durante o dia. É fácil esquecer o quanto os alimentos industrializados já possuem de sal, usado na sua preservação enquanto estão nas prateleiras.

Algas marinhas

As algas marinhas são plantas subaquáticas ricas em iodo. Assim como os peixes, elas passam a vida sob a água, absorvendo muito sal do oceano. Isso as deixa com um sabor salgado, combinado com seu sabor natural. As algas marinhas se tornaram um prato popular em muitos países asiáticos e até mesmo no continente americano. São usadas em pratos, semelhante ao alface, ou podem compor uma única refeição. Além disso, podem ser fervidas para fazer como o repolho ou serem usadas em saladas. A alga marinha, além de saborosa, é uma maneira diferente de acrescentar iodo à alimentação.

Morangos

Nem todas as frutas são ricas em iodo. No entanto, os morangos são uma fonte pouco conhecida. Possuem poucas calorias e são muito ricos em vitaminas e minerais. O iodo está presente em quantidades pequenas, porém, por serem tão saudáveis, essas frutas são uma ótima maneira de acrescentá-lo à dieta. É possível comê-los crus ou amassá-los para fazer uma cobertura. Bolinhos de morango são um lanche saboroso e, em sua maioria, saudáveis. Um bolinho de morango depois do jantar pode ajudá-lo a obter aquela dose extra de iodo.

Iogurte

O iogurte, resultado da fermentação do leite, é um lanche popular e saudável. É rico em nutrientes, incluindo micro-organismos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do corpo. Além disso,o iogurte possui poucas calorias e gorduras e uma quantidade saudável de iodo. Integrá-lo à dieta é fácil e saboroso, pois pode ser um café da manhã bom e rápido e combina com a maioria dos almoços. Existem muitas variedades e sabores desse alimento, desde os normais até os de baunilha, chocolate e morango. Consumir iogurte de morango aumentará seus níveis de iodo ainda mais.

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