Alimentos que possuem alto teor de ferro

Escrito por laura dixon | Traduzido por elisa dias
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Alimentos que possuem alto teor de ferro
Está se sentindo apático? Falta de ferro em sua dieta pode ser a causa (tired girl with an apple image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

Alimentos ricos em ferro são parte essencial de qualquer dieta, ajudando seu corpo a funcionar apropriadamente e fornecendo a energia que você precisa durante o dia. De acordo com a Food Standards Agency (Agência para Padrões em Alimentos) do Reino Unido, muitas mulheres jovens entre 15 e 24 anos não chegam nem perto de ingerir a quantidade de ferro suficiente, o que pode causar anemia ou deficiência de ferro. Felizmente, há muitas comidas do dia a dia que têm o teor de ferro alto e podem ajudar a repor o estoque desse elemento essencial em seu corpo e manter você em ótima condição.

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Carne

A carne vermelha possui maior quantidade de ferro do que qualquer outro alimento, particularmente carnes escuras como fígado, carne de búfalo, carneiro e porco (apesar do fígado ter a maior quantidade de ferro deve ser evitado por mulheres grávidas). Geralmente, quanto mais escura a carne, maior o teor de ferro nela. O ferro que vem de animais como o da carne vermelha e o das aves é conhecido como ferro heme e é mais facilmente absorvido pelo corpo do que o ferro de plantas. Então, recomendada-se às pessoas que precisam de uma grande quantidade de ferro rapidamente, comer carne vermelha ao invés de vegetais ricos em ferro.

Alimentos que possuem alto teor de ferro
Consumida moderadamente, a carne vermelha pode ser uma ótima fonte de ferro (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Feijão e legumes

Depois da carne, feijão e legumes contêm um dos mais altos teores de ferro. Os feijões e legumes com mais ferro incluem grão de bico, lentilhas, soja e feijão-fradinho. Por exemplo, um copo de lentilhas fornece 6,4 mg de ferro e apenas meio copo de grão de bico possui 6,2 mg. O grão da soja também é rico em ferro (4,4 mg em meio copo, cozido), isso significa que produtos à base de soja como tofu, tempeh e leite de soja são também excelentes escolhas. Para ajudar o corpo a absorver o ferro desses alimentos, associe-os a hortifrútis como tomate, batatas e frutas cítricas. Alimentos como esses que contêm vitamina c ajudam o corpo a absorver o ferro na comida durante a digestão.

Alimentos que possuem alto teor de ferro
Grão de bico (feijão garbanzo) é uma ótima fonte de ferro não animal (chick peas image by L. Shat from Fotolia.com)

Cereais e grãos

Carnívoros não precisam ficar só na carne para conseguir a dose regular de ferro, pois cereais fortificados com ferro, pães integrais e massa são também ótimas fontes. Quando for comprar comida escolha cereais e grãos com o rótulo "enriquecido com ferro" ou "fortificado com ferro" ou averigue a tabela nutricional do item para verificar a quantidade de ferro no alimento. Para conseguir uma absorção melhor do ferro presente em cereais enriquecidos, associe-os a frutas ou suco de laranja.

Alimentos que possuem alto teor de ferro
Procure por cereais fortificados para aumentar seu consumo de ferro (Comstock/Comstock/Getty Images)

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