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Como aliviar a artrite com hidroginástica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A hidroginástica pode ajudar a aliviar a dor e a rigidez causada pela artrite. As articulações doloridas e inchadas dos pacientes podem fazer com que parem de se exercitar, porém, a falta de exercício provoca ainda mais dor e rigidez. A hidroginástica pode aliviá-las, bem como prover uma boa circulação. Aqui estão algumas dicas para ajudar a aliviar os sintomas da artrite com hidroginástica.

Instruções

Alivie a artrite com hidroginástica
  1. Verifique a temperatura da água antes de iniciar o exercício aeróbico. A água quente, entre 28°C e 31°C, é a melhor temperatura para se fazer esses exercícios. A água quente ajuda a aliviar a dor e torna o exercício mais confortável. Já nas temperaturas fora da faixa indicada, o treino será desconfortável.

  2. Comece a hidroginástica com um período de aquecimento, que é especialmente útil para aqueles com artrite, para "afrouxar" as articulações antes de iniciar o exercício aeróbico. Exercícios suaves de movimento são um bom aquecimento antes dos aquáticos começarem. Sente-se na borda da piscina, mova seus tornozelos em um movimento circular e, em seguida, inverta o movimento. Depois de entrar na água, faça exercícios de alongamento suaves ou atravesse a piscina. Dobre os joelhos e depois os estique, em seguida, faça o mesmo com seus braços. Aqueça-se por cinco minutos.

  3. Comece devagar a parte aeróbica do exercício, caso esteja começando a fazê-los. Esses exercícios elevarão sua frequência cardíaca e sua respiração por um longo período de tempo, mantendo você e seu coração saudáveis. Utilize os grandes músculos das pernas e dos braços em um movimento rítmico para fazer o exercício. Por a água ter muito mais resistência que o ar, os treinos feitos na água são mais árduos e eficazes. Ela desloca cerca de 90 porcento do seu peso corporal, de modo que não há praticamente nenhuma pressão sobre as articulações, ossos ou músculos de quem sofre com artrite.

  4. Faça os exercícios na parte rasa da piscina caso não possa nadar. Bons exercícios aeróbicos no raso incluem trotar, correr, movimentar as pernas, andar para o lado ou para trás. Para quem sofre de artrite e pode nadar, vá ao fundo da piscina e use um dispositivo de flutuação, se necessário. Exercite-se, como se estivesse andando de bicicleta, fazendo polichinelos, esquiando ou correndo.

Aviso

  • Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
  • Nunca nade ou se exercite sozinho.
  • Use sandálias com sola de borracha, caso o fundo da piscina seja escorregadio.
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