Como aliviar a artrite com hidroginástica

Escrito por ehow contributor | Traduzido por bruno charamba
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Como aliviar a artrite com hidroginástica
Alivie a artrite com hidroginástica

A hidroginástica pode ajudar a aliviar a dor e a rigidez causada pela artrite. As articulações doloridas e inchadas dos pacientes podem fazer com que parem de se exercitar, porém, a falta de exercício provoca ainda mais dor e rigidez. A hidroginástica pode aliviá-las, bem como prover uma boa circulação. Aqui estão algumas dicas para ajudar a aliviar os sintomas da artrite com hidroginástica.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

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    Verifique a temperatura da água antes de iniciar o exercício aeróbico. A água quente, entre 28°C e 31°C, é a melhor temperatura para se fazer esses exercícios. A água quente ajuda a aliviar a dor e torna o exercício mais confortável. Já nas temperaturas fora da faixa indicada, o treino será desconfortável.

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    Comece a hidroginástica com um período de aquecimento, que é especialmente útil para aqueles com artrite, para "afrouxar" as articulações antes de iniciar o exercício aeróbico. Exercícios suaves de movimento são um bom aquecimento antes dos aquáticos começarem. Sente-se na borda da piscina, mova seus tornozelos em um movimento circular e, em seguida, inverta o movimento. Depois de entrar na água, faça exercícios de alongamento suaves ou atravesse a piscina. Dobre os joelhos e depois os estique, em seguida, faça o mesmo com seus braços. Aqueça-se por cinco minutos.

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    Comece devagar a parte aeróbica do exercício, caso esteja começando a fazê-los. Esses exercícios elevarão sua frequência cardíaca e sua respiração por um longo período de tempo, mantendo você e seu coração saudáveis. Utilize os grandes músculos das pernas e dos braços em um movimento rítmico para fazer o exercício. Por a água ter muito mais resistência que o ar, os treinos feitos na água são mais árduos e eficazes. Ela desloca cerca de 90 porcento do seu peso corporal, de modo que não há praticamente nenhuma pressão sobre as articulações, ossos ou músculos de quem sofre com artrite.

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    Faça os exercícios na parte rasa da piscina caso não possa nadar. Bons exercícios aeróbicos no raso incluem trotar, correr, movimentar as pernas, andar para o lado ou para trás. Para quem sofre de artrite e pode nadar, vá ao fundo da piscina e use um dispositivo de flutuação, se necessário. Exercite-se, como se estivesse andando de bicicleta, fazendo polichinelos, esquiando ou correndo.

Dicas & Advertências

  • Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
  • Nunca nade ou se exercite sozinho.
  • Use sandálias com sola de borracha, caso o fundo da piscina seja escorregadio.

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