Alongamentos para aliviar lesões na panturrilha

Escrito por williamd | Traduzido por erick vasconcelos
Alongamentos para aliviar lesões na panturrilha

Lesões na panturrilha são muitas vezes causadas por exercícios indevidos

Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images

Luxações na panturrilha são frequentemente causadas por exercícios fortes, particularmente quando são executados movimentos extenuantes sem o aquecimento devido ou alongamentos apropriados. Às vezes a força de um exercício é grande demais para os músculos e tendões e causa machucados. O problema pode ocorrer ao longo do tempo, com o desgaste devido a exercícios repetidos. Após uma lesão na panturrilha, você deve recobrar sua força lentamente alongando os músculos e tendões e não usar muita força ou exercitar demais a área.

Outras pessoas estão lendo

Lesões

Os dois maiores músculos da panturrilha (a parte de trás da parte inferior da sua perna) se inserem na área do tendão de aquiles. Lesões nos músculos da panturrilha podem ser rupturas menores ou danos maiores que requerem cirurgia. Pequenas rupturas podem causar perda de mobilidade, mas é possível executar exercícios leves de alongamento logo depois da lesão. No caso de uma lesão que necessita de cirurgia, no entanto, você precisa de tempo para melhorar antes de tentar fazer qualquer alongamento. Siga as recomendações do seu médico sobre alongamentos e exercícios para evitar mais machucados.

Alongamentos leves e passivos

Espere até que a dor tenha diminuído antes de começar os alongamentos. A chave é não forçar o músculo machucado a ir além do que ele pode fazer confortavelmente. Use movimentos lentos para que, se sentir resistência, você seja capaz de parar o exercício e evitar mais lesões. Tente este exercício para trazer o movimento de volta à panturrilha gradualmente. Sente com as duas pernas estendidas na sua frente. Mantenha a perna esquerda no chão, aponte seus dedos na sua direção e mantenha-os assim de 5 a 10 segundos. Sinta o alongamento na panturrilha. Relaxe o pé e o tornozelo e repita o procedimento com a perna direita. Repita os alongamentos se estiver confortável.

Alongamentos de fortalecimento

O fortalecimento dos músculos da panturrilha é parte de um programa de tratamento para recobrar a flexibilidade. Um exercício de fortalecimento simples é ficar em pé com as pernas retas a uma distância de um braço da parede. Inclinando-se para frente com as mãos na parede para apoio, coloque uma das pernas para trás, com os pés inteiros tocando o chão. Dobre o joelho da frente mas mantenha a perna de trás reta no joelho. Lentamente se incline mais para perto da parede. Você vai sentir o alongamento na panturrilha da sua perna de trás. Segure o quanto conseguir. Repita isso várias vezes, trabalhando seus músculos da panturrilha, movendo-se vagarosamente. Troque as pernas e repita. Faça isso todos os dias. Quanto mais forte você ficar, você vai conseguir executar esse exercício por períodos mais longos e com alongamentos mais agudos, inclinando-se ainda mais perto da parede.

Evitando mais danos

Alongamentos e aquecimentos regulares ajudam a manter a flexibilidade dos músculos e tendões, além da mobilidade. Eventualmente você poderá adicionar mais alongamentos da panturrilha à sua rotina de exercícios. Use alongamentos para esfriar depois de se exercitar. Os exercícios contraem os músculos; alongá-los ajuda a evitar lesões.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media