Mais
×

Pessoas mais altas correm mais rápido?

Atualizado em 23 março, 2017

A altura pode ser um fator importante para várias características secundárias. As pessoas mais altas têm ossos mais longos e pesam mais do que as pessoas mais baixas. Mas isso ajuda na velocidade durante uma corrida em uma pista? Um experimento científico pode lhe ajudar a compreender as estruturas fisiológicas do corpo.

Conte os passos e meça a distância percorrida para determinar se as pessoas mais altas correm mais rápido do que as mais baixas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Materiais

Para esta experiência, você precisará de vários aparelhos de medição para poder testar adequadamente sua hipótese. Antes de organizar uma corrida com suas cobaias, você deve medir a altura, peso e percentual de gordura corporal de cada participante. Para isso será preciso uma fita métrica, balança e uma calculadora. Calcular a gordura corporal também lhe ajudará a entender a relação entre altura e peso, e como isso afeta a velocidade. Além disso, será preciso uma esteira para registrar o número de passos de cada pessoa. Use dois cronômetros para cronometrar o tempo da corrida.

Regras

Qualquer bom experimento é composto em grande parte de regras, ou fatores, que são os mesmos para todas as cobaias. Isso permite que a variável — neste caso a altura — seja totalmente explorada, sem interferência. As regras desse experimento incluem escolher pessoas do mesmo sexo e mesma condição física. Por exemplo, duas mulheres de diferentes alturas que correm diariamente seriam boas para o estudo. Além disso, as pessoas devem ter o mesmo tipo de equipamento, incluindo sapatos e roupas, e devem estar devidamente hidratados antes do teste. Eles devem fazer o mesmo percurso durante o experimento.

Progresso do estudo

Antes de organizar uma corrida entre uma pessoa mais alta e uma baixa, verifique o número de passos de ambos os participantes. Isso permitirá que você compare a velocidade de ambos. Coloque a esteira em uma velocidade de caminhada. Depois, faça que corram nessa velocidade por dez minutos e verifique o progresso de cada um. Depois, coloque a esteira na velocidade de corrida e repita esse processo. Anote esses dados em uma tabela para calcular o resultado final da corrida.

Experiência

Depois de estabelecer o número de passos que cada pessoa deu durante a corrida, organize uma corrida de qualquer comprimento para que possam correr. Selecione uma área plana ou uma pista para que os seus resultados não sejam afetados pelo percurso. Faça com que os objetos de estudo corram separadamente e cronometre o tempo de cada um. Faça com que corram ao menos três vezes em dias diferentes e calcule a média. Compare os tempos com o resultado de progresso. Depois de ter feito isso, observe a taxa de altura, peso e gordura corporal. Depois, tire suas conclusões. Embora as pessoas mais altas possam dar passos mais largos do que as mais baixas, seu peso corporal adicional pode às vezes retardá-los.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article