Mais
×

Como fazer amigos na escola

Fazer novos amigos é uma experiência enriquecedora para todas as idades
Pixland/Pixland/Getty Images

Introdução

O ambiente escolar geralmente é um lugar de muitos desafios, principalmente no que diz respeito ao novo aprendizado e ao convívio social. Muitos alunos costumeiramente não sabem como fazer amigos na escola. Se o estudante é novo em um ambiente de amizades e turmas já consolidadas, é natural que leve algum tempo até conseguir se enturmar. Fica até difícil de controlar a ansiedade nos dias que antecedem o primeiro dia de aula. Mas, com algumas técnicas simples, é possível conquistar novos amigos e encontrar uma turma legal e interessante rapidamente.

Aproximar-se de outros novatos é uma boa estratégia
Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Encontrar gente na mesma situação

Uma dica de ouro para os novatos que devem se aventurar em um novo ambiente escolar é se aproximar de pessoas que estejam em situação parecida com a sua. Afinal, pessoas na mesma condição podem se ajudar. Geralmente, a temporada escolar traz mais de um aluno novo. Dessa maneira, é importante que os estudantes novos se aproximem, conversem e tentem se enturmar juntos ao resto da classe. Começar um bate papo com outros novatos é, inclusive, mais fácil, já que existem mais temas e interesses comuns.

Ser simpático ajuda a fazer amigos
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Simpatia

Como já diriam os famosos Doutores da Alegria, médicos que se vestem de palhaços para alegrar os pacientes nos hospitais: sorrir é contagioso. Essa é uma ferramenta que deve ser usada na hora de conquistar novas amizades. Isso porque o sorriso demonstra bondade, faz com que as pessoas vejam você de forma diferente e passem a simpatizar com você. E simpatia, afinal de contas, é uma grande aliada na hora de atrair pessoas interessantes e fazer novos amigos. Ser simpático também mostra que se está aberto para conhecer gente nova e interessante.

A dica é antiga, mas valiosa: seja você mesmo
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Ser autêntico

Pode parecer clichê de desenho infantil, mas ser você mesmo é uma dica preciosa na hora de conquistar novos amigos. Ninguém gosta de conviver com alguém que é falso ou que está interpretando um papel social o tempo todo. Ser autêntico fará com que as pessoas gostem de você pelo que você realmente é e não pelo que aparenta ser. Não vale a pena mudar seu jeito de ser, falar e pensar apenas para satisfazer o interesse de determinada pessoa. Se o grupo exige que você mude quem é, acredite: ele não o merece.

Observar o mundo ao redor é importante para ajudar o estudante a se situar no novo ambiente
Jetta Productions/Lifesize/Getty Images

Observar

Em um ambiente diferente daquele ao qual estamos acostumados, muitas vezes surge a sensação de estranhamento. Para que você se situe no novo ambiente e compreenda a dinâmica da escola, uma dica fundamental é observar. Note os grupos que o cercam, que tipo de colegas pertence a cada grupo e entenda as regras de funcionamento do lugar. A observação também é importante para que você possa se situar, saber onde ficam as salas de aula, a quadra de esportes, a cantina. Só tenha cuidado para não ficar apenas olhando e esquecer de interagir. Tomar a iniciativa é fundamental.

Tomar a iniciativa é importante para conhecer gente nova
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Tomar a iniciativa

Outra dica importante para fazer novos amigos é tomar a iniciativa. Não é uma boa ideia ficar esperando que venham falar com você, convidem para a festa ou chamem você para fazer parte do grupo. Não fique esperando a oportunidade surgir. Em vez disso, vá atrás dela. Enfrente seus medos e converse com as pessoas. Existem muitas formas de começar. Uma delas é detectando interesses em comum. Outra é se apresentando com o tradicional: "você também é novato?" Ou "qual é o seu nome?". Depois do primeiro passo, tudo vai ficar mais fácil.

Mesmo se a situação estiver difícil, não vale desistir, ok?
Creatas/Creatas/Getty Images

Não desistir

Os primeiros dias em uma nova turma podem ser muito difíceis. Sobretudo se o estudante ainda não conseguiu se adaptar à nova realidade, o que pode levar algum tempo. Neste caso, é importante não desistir nunca. Se o relacionamento com os novos amigos ainda não evoluiu, não perca as esperanças e tente de novo. Pode levar algum tempo, mas vai valer a pena. Dica de ouro: se a dificuldade para entrar em um grupo está mesmo muito grande, aproxime-se do colega que mais dá risada e que está sempre de bem com a vida. Essas pessoas estão sempre dispostas a ajudar.

Encontre interesses em comum com os colegas
Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Gostos em comum

Muitas aulas presentes no currículo escolar ajudam a mapear gostos e interesses em comum entre os alunos, e essas informações valem ouro na hora de fazer novos amigos. Ter assunto para conversar é uma boa estratégia para se enturmar porque um tema leva a outro. Então, vale a pena se juntar a pessoas que têm gostos semelhantes aos seus. As aulas de educação física, por exemplo, são de grande ajuda para isso. Se você gosta de futebol, por exemplo, certamente terá muito assunto com outra pessoa que também é fã do esporte.

Ajude o colega e seja ajudado quando precisar
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Ser solidário

Para fazermos novos amigos é preciso estimular nossa própria solidariedade. No ambiente escolar, esse sentimento surge geralmente nas próprias matérias das aulas, já que todos nós temos pontos fortes e pontos fracos. Assim como você pode ter dificuldade em alguma matéria, um colega pode ter problemas em uma disciplina em que você tenha facilidade. Se esse for o caso, se disponha a ajudar, a explicar a matéria e compartilhar o conhecimento. Sempre de forma educada e simpática, é claro. Ajudar o outro é um exercício de humildade, elemento fundamental para uma verdadeira amizade.

Vale a pena experimentar coisas diferentes que você nunca fez
Thinkstock/Comstock/Getty Images

Aventure-se

O ambiente escolar oferece uma oportunidade única para experimentar coisas novas e diferentes. Dessa maneira, não hesite em se aventurar. Procure programas que você não conheça e tente fazer coisas que nunca fez antes. Além de ajudar pessoas dentro e fora do ambiente escolar, você amplia seu leque de conhecimento e encontra gente com os mesmos interesses e afinidades. Experimente participar de alguma ONG ou movimento comunitário, ou comece a praticar um esporte que você nunca praticou antes. As atividades extracurriculares como teatro, xadrez e dança são boas formas de se aventurar rumo ao desconhecido. Será uma experiência transformadora.

Esteja disponível para seus amigos quando eles precisarem
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Esteja disponível

Muitas vezes, entrar para uma turma é uma tarefa que demanda tempo. Por isso, esteja disponível para encontrar novos amigos. Sentar-se sempre escondido no fundo da sala não é uma boa ideia. Não se isole por conta própria. Apareça, faça com que as pessoas notem você, participe da aula quando achar necessário e tome a iniciativa de conversar com os colegas durante o intervalo. Mesmo se ainda não estiver totalmente enturmado, encare os passeios da escola como uma oportunidade para fazer amizades. Por fim, não ligue para as brincadeiras. Mas imponha respeito se sentir-se ofendido por elas.