Como aparar unhas compridas e curvadas de cães

Escrito por carol strider | Traduzido por david henrique pires ferraz
Como aparar unhas compridas e curvadas de cães
Cachorros não gostam de ter as unhas cortadas, mas se acostumam com o tempo (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Sangue saindo do sabugo da unha de um cão é resultado de uma aparagem incorreta. O sabugo é uma veia no meio da unha do cão que cresce conforme a unha cresce. Cortar unhas longas e curvadas requer múltiplas sessões para evitar cortá-lo. Cães com unhas claras são mais fáceis para se realizar a aparagem do que os com unhas escuras, pois o sabugo é mais visível. As ferramentas certas, paciência e um cão cooperativo tornam a tarefa mais fácil.

Instruções

  1. 1

    Faça o seu cachorro ficar de pé, sentar ou deitar, o que lhe for mais confortável. Alguns ficam de pé pacientemente, outros sentam, e outros se deitam. Outros precisam ser presos, seja encurralando-os contra a parede ou colocando-os em uma mesa com os braços e tronco por cima dele para aparar unhas no lado oposto. Ter um ajudante que mantenha o cão quieto lhe ajuda a concentrar-se na aparagem.

  2. 2

    Segure a pata do seu cachorro na mão e empurre a almofada para estender a unha. Examine para localizar o sabugo, que é mais visível em cães de unhas claras. O sabugo se encolhe a cada seção de aparagem. Um cachorro com unhas compridas também terá um sabugo comprido, então apare a unha somente até esse ponto e deixe ele encolher antes da próxima sessão. Podem ser necessárias várias aparagens. Se você acabar cortando o sabugo, use pó ou lápis adstringente.

  3. 3

    Corte a unha em um ângulo de 45º para fora (a parte que corta na direção da ponta da unha), evitando cortar o sabugo. Fazer uma série de cortes pequenos ao invés de um único corte grande ajuda a evitar cortar o sabugo.

  4. 4

    Procure uma área mais escura no centro da unha (o sabugo) depois de cada aparagem e mantenha os cortes abaixo deste ponto.

  5. 5

    Lixe as bordas ásperas da unha levemente para evitar que as unhas do cão arranhem o piso. Não lixe o sabugo.

Dicas & Advertências

  • Dar petiscos ao seu cão depois de cada pata aparada ajuda em sessões futuras. Cães não gostam do pó adstringente, então use em pequenas quantidades.
  • Não se esqueça de aparar a garra mais acima, na parte interna da pata.
  • Se não conseguir ver o sabugo, não corte as unhas do cão; procure ajuda de um veterinário.
  • Unhas muito compridas podem perfurar a pele do cão e causar infecções.

O que você precisa?

  • Aparadores tipo guilhotina ou tesoura
  • Lixa de unha
  • Lápis ou pó adstringente

Lista completaMinimizar