Como aprender o conceito scaffolding de Jerome Bruner

Escrito por alison williams Google | Traduzido por mayara leal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aprender o conceito scaffolding de Jerome Bruner
Estudantes são construtores do seu próprio aprendizado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As teorias educacionais de Jerome Bruner podem ser vistas como uma extensão da abordagem construtivista. Esta foi uma abordagem centrada na criança, desenvolvida por Jean Piaget e Lev Vygotsky, que viam o professor como um facilitador. Piaget considerava o aluno construtor do seu próprio aprendizado, aprendendo através de suas experiências, assimilando e acomodando informações. Vygotsky viu o valor de trabalhar com outras pessoas; aprendendo por meio de conversas com colegas e observando-os, bem como aprendendo com seu professor. Bruner combinou essas abordagens para desenvolver sua ideia de scaffolding (andaime); a forma com que as ideias são apresentadas pode influenciar a maneira como elas serão absorvidas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Construa a partir do conhecimento prévio dos alunos. Isso é normalmente chamado de "currículo em espiral". Reintroduza ideias em diferentes estágios e níveis para que haja uma construção contínua de ideias. Ajude-os a desenvolver o que já aprenderam. Incentive-os a usarem seu conhecimento e experiências anteriores para resolver problemas - para explorar e questionar. Isso construirá um maior conhecimento que será levado para o próximo estágio de aprendizado.

    Como aprender o conceito scaffolding de Jerome Bruner
    Incentive os alunos a fazerem perguntas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  2. 2

    Apoie a aprendizagem dos seus alunos. Use a abordagem "scaffolding" (andaime): forneça total apoio enquanto eles compreendem novas ideias, e remova lentamente esse suporte à medida que eles aprendem e se tornam mais confiantes. Use a discussão e o questionamento, bancos de palavras, quadros e materiais concretos para a "aprendizagem em andaime".

  3. 3

    Varie a apresentação. Use abordagens diferentes para atender conteúdos distintos, proporcionando oportunidades e experiências que façam com que os alunos estejam dispostos a aprender. Forneça estímulos e incentivos em uma aula e capacite-os a compreenderem conceitos novos. Seja um facilitador da aprendizagem; não apenas transmita conhecimentos, mas incentive e estimule o pensamento e as ideias deles.

    Como aprender o conceito scaffolding de Jerome Bruner
    Seja um facilitador do aprendizado (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  4. 4

    Incentive os alunos a brincarem. Deixe que eles aprendam através de atividades lúdicas e divertidas. Faça-os trabalharem em grupos para resolver problemas. Por exemplo, peça que tentem construir, em grupo, uma ponte de um ponto a outro da sala de aula, ou construam algo com um lego. Cada um trará seu próprio conhecimento e experiência para a tarefa e terá que pensar de forma criativa. Eles construirão com base no conhecimento anterior, aprendendo uns com os outros.

    Como aprender o conceito scaffolding de Jerome Bruner
    Incentive o aprendizado através da brincadeira (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível