Artesanatos relacionados aos Astecas

Escrito por tamara christine van hooser Google | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artesanatos relacionados aos Astecas
Faça esculturas de argila de Quetzocoatl e outros deuses astecas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A arte e a arquitetura astecas giravam em torno de suas tentativas de influenciar os seus vários deuses a agraciá-los. As crianças podem fazer artesanatos relacionados aos índios astecas, incluindo seus icônicos símbolos religiosos, como o sol, ou suas tradicionais imagens de lagartos, cervos e coelhos que representam deuses e deusas que governavam cada dia do seu calendário. Uma exploração do sentido por trás desses símbolos ajudará as crianças a entender melhor a visão de mundo que formou a cultura asteca.

Outras pessoas estão lendo

Sol asteca

Os astecas eram uma sociedade politeísta, tendo o sol como a divindade proeminente e criadora do mundo. Na estrutura mítica asteca, a história era divida em cinco eras, marcadas pela destruição dos elementos personificados pela divindade dirigente e criando o mundo de uma nova maneira. Um deus sacrificou-se em fogo e se transformou no sol através do sustento pelo sangue de outros deuses, consolidando a maneira das cerimônias de sacrifício da adoração asteca. Faça imagens do sol de pratos de papel para contar histórias que ilustrem a importância do sol na cultura e na religião asteca.

Cerâmica asteca

A tradição asteca decretava a destruição de todos os artigos domésticos a cada 52 anos, deixando fragmentos de cerâmica que ajudaram os arqueólogos a localizar as mudanças em seu design ao longo do tempo. No apogeu do império asteca, os objetos em preto com laranja eram os mais populares. Formas geométricas e imagens da natureza, como animais, frequentemente adornavam a cerâmica asteca em preto, branco, vermelho e laranja. A cerâmica fornecia muito mais do que apenas a função prática de tigelas, jarros e pratos para uso doméstico. Os astecas também criavam joias de cerâmica, máscaras e esculturas usadas para decorar seus templos. Pinte um prato de papel em cores astecas e adicione desenhos dessa cultura para criar sua própria cerâmica. Uma opção mais ambiciosa é deixar as crianças decorarem seus próprios pratos de cerâmica com desenhos astecas e depois levá-los ao forno.

Ladrilhos astecas

A arte e a cultura astecas usavam formas geométricas e linhas arrojadas para representar seus deuses e o poder de seus governantes. O baixo-relevo era um dos métodos de decoração que adornavam as construções e os templos para honrar o panteão de seus deuses. Dê às crianças argila e peça que cada uma crie uma peça de argila em baixo-relevo. Entalhe um desenho asteca básico na base da peça e modele outras peças de argila para pressionar na peça e dar a impressão de 3D em baixo relevo. Uma forma mais simples, para crianças bem novas, é desenhar em um prato de papel e deixar que elas coloram com tintas de cores diferentes.

Templos pirâmides

As pirâmides são grandiosas representações da visão de mundo asteca. Os astecas viam a participação na construção de um templo como um dever cívico e sagrado, parte de sua adoração e tácito reconhecimento do poder do imperador. A pirâmide simbolizava as montanhas como a fonte da água tonificante em que os astecas acreditavam viver os espíritos de seus ancestrais. Diferente das pirâmides egípcias, a pirâmide asteca tinha o topo plano, o qual servia como o centro dos rituais de adoração. Para criar uma reprodução do antigo templo pirâmide, esculpa o formato cônico da pirâmide, as escadas, o edifício ritualístico e a pedra vertical cravada com imagens religiosas em uma espuma. Cole as imagens ritualísticas no interior do templo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível