Atividades para ajudar as crianças a mudar de atitude sobre os deveres escolares

Escrito por bonnie crowe Google | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para ajudar as crianças a mudar de atitude sobre os deveres escolares
Torne o dever de casa divertido separando as tarefas em passos mais fáceis e oferecendo recompensas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

A maioria das crianças não gosta de fazer as tarefas escolares em casa. Para quem tem dificuldades na escola, e "luta" para aprender os conceitos durante o dia, a última coisa que deseja é chegar em casa para fazer mais deveres. Infelizmente, a melhor maneira de reforçar e praticar novas habilidades é através dos exercícios. Faça as crianças mudarem de atitude sobre os deveres escolares tornando as tarefas menos opressivas e mais divertidas. Motive seus filhos e aumente sua auto-estima eliminando o sofrimento ligado às tarefas de casa, e transforme deveres desafiadores em oportunidades de celebrar seu sucesso.

Outras pessoas estão lendo

Recompensas

O reforço positivo sempre supera ameaças e punição. Divida o dever de casa em passos mais fáceis, e dê à criança tempo para brincar, como uma recompensa divertida quando cada tarefa ou assunto for completado. Por exemplo, se seu filho gosta de jogos de computador, diga a ele que pode jogar seu jogo favorito após terminar todos os deveres de matemática. Estabeleça uma tempo limite para a recompensa, de maneira que a pausa não seja longa demais. Quando a pausa tiver terminado, peça para seu filho estudar o próximo assunto, com a promessa de conquistar uma nova chance de brincar assim que terminar a tarefa. Você pode ainda dar a ele fichas, como as distribuídas em máquinas de jogos, para cada bloco de lição completada. Além de dar fichinhas para a criança ganhar tempo de brincadeiras, você pode trocá-los por pequenos brinquedos baratos ou outras recompensas que seu filho apreciará. Às vezes, a promessa de passar um tempo divertido em família com seu filho é a melhor recompensa.

Organização

Mostre a seu filho como usar um planejamento visual diário, ou divida tarefas de longo prazo em passos com várias datas-limite para serem completadas. Priorize as tarefas mais urgentes e coloque as mais fáceis no topo da lista. Quando mais você puder organizar a agenda de lição de casa de seu filho, menos assustadoras as tarefas parecerão para ele. Peça a seu filho para marcar na agenda cada tarefa que tiver sido completada. Faça com que ele se sinta mais autoconfiante destacando como ele tem realizado vários projetos, e elogie seus esforços em se manter organizado.

Cante

Para crianças que gostam de aprender com música, defina músicas para assuntos como regras de matemática, tabuadas, ou outros temas que requerem memorização. Compre um dos vários CDs educativos disponíveis no mercado ou um programa musical, e peça para a criança cantar junto.

Lanchinhos

Combine a tarefa de matemática com lanches, criando brincadeiras que incluam pequenos doces, sanduíches ou pizza. Você pode ensinar conceitos matemáticos como fração ou geometria cortando alimentos em formas geométricas ou organizando os lanches em padrões visualmente interessantes. Também é mais fácil terminar o dever de casa de estômago cheio, ao invés de vazio.

Colegas de estudo

Deixe que seu filho convide um amigo para fazer a lição de casa junto. Assegure que as crianças estejam trabalhando em um bom ritmo, mas também dê a elas tempo para brincar quando terminarem a tarefa de casa. Esteja disponível para responder a questões ou para oferecer ajuda se uma das crianças não conseguir avançar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível