Atividades físicas para diferentes grupos musculares

Escrito por laura williams Google | Traduzido por fabiana silva
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Atividades físicas para diferentes grupos musculares
Exercícios como flexões trabalham vários grupos musculares dos membros superiores de uma vez (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Durante o exercício, a atividade física que você executa determina os grupos musculares que deseja trabalhar. Para manter um equilíbrio muscular adequado, realize atividades físicas que visam trabalhar os principais grupos musculares. Ao escolhê-las, você pode focar na resistência muscular, na força muscular, ou uma combinação das duas.

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Corrida

A corrida é uma forma de exercício cardiovascular que trabalha os músculos das pernas. Toda vez que você dá um passo e empurra o chão, panturrilhas, isquiotibiais, glúteos e quadríceps se movimentam para realizar a atividade. Enquanto você usa a parte superior de seu corpo para balançar os braços e manter a postura correta, a parte inferior faz a maior parte do trabalho. Você ganha força muscular quando pratica a corrida em morros, em treinamentos com intervalos ou apenas quando começa um programa de corrida, mas este exercício foca principalmente na resistência muscular, em acostumar suas pernas com a propulsão contínua.

Remo

O remo é uma atividade cardiovascular que pode ser realizada na academia em um aparelho de remo ou na água. Ele trabalha todo o seu corpo, pois você faz o movimento de empurrar com as pernas e de puxar os remos, ou os braços do aparelho, na direção de seu corpo. O movimento contínuo vai acelerar seus batimentos cardíacos na medida em que você melhora a força e a resistência muscular dos isquiotibiais, quadríceps, costas, ombros, bíceps, tríceps e core (grupo de músculos que compõe o abdômen).

Agachamentos e lunges

Os agachamentos e os lunges (exercício para as coxas) constroem a força muscular dos principais grupos musculares das pernas, incluindo os quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas e glúteos. É possível realizar estes exercícios de várias maneiras, cada uma trabalhando os músculos de forma ligeiramente diferente. Por exemplo, se você realiza um agachamento com suas pernas mais distantes, como o agachamento plie, você trabalha mais a região interna e externa da coxa. Da mesma forma, se realizar um lunge com o pé apoiado em uma bola BOSU, um aparelho de estabilidade que significa "ambos os lados utilizados" e que se parece com uma meia bola de estabilidade, a estabilidade adicional necessária irá trabalhar os seus músculos estabilizadores e seu core.

Flexões de braço e pull-ups (elevações em barra fixa)

Para aumentar a força muscular dos membros superiores, exercícios como flexões e pull-ups trabalharão todos os principais grupos musculares. Os pull-ups trabalham os músculos da parte superior das costas, bíceps e abdominais. As flexões trabalham os outros músculos do seu peito, ombros, tríceps e o core. Você também pode modificar os exercícios para torná-los mais ou menos difícil, conforme as suas necessidades.

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