Atividades práticas para o ensino do Inglês como uma segunda língua

Escrito por maggie gebremichael | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades práticas para o ensino do Inglês como uma segunda língua
Encontre ideias que se adequem à idade e às habilidades dos alunos (Ableimages/Lifesize/Getty Images)

Ensinar Inglês como segunda língua (ESL) envolve apresentar o idioma para estudantes que se comunicam, a principio, por outra língua. Independentemente da idade destes estudantes, você pode mantê-los engajados usando avaliações criativas, planos de aula divertidos, incentivos de participação e prêmios. A primeira lição deve incluir uma avaliação oral ou escrita para medir as habilidades dos alunos. Lembre-se dos resultados desta avaliação ao criar os planos de aula, assim, as atividades serão adequadas para alunos de diferentes idades e habilidades.

Outras pessoas estão lendo

Crianças

Ao ensinar o ESL para crianças, tente manter as lições curtas e abrangentes. Embora crianças absorvam informações mais rápido que adultos, os períodos de atenção delas são mais curtos. Inicie a atividade com uma revisão dos assuntos anteriores. Se a turma for grande, molde as lições apropriadamente e leve em consideração que o nível dos alunos pode variar. Ensine o básico do Inglês, como pronomes e concordância sujeito-verbo (concordância verbal), mas também inclua informações culturais. Por exemplo, distribua as folhas de exercícios e dedique um tempo lendo frases simples em voz alta: “Jack has a red bike” ou “Mary eats soup in a bowl”. Ao invés fazer a correção com todos os alunos ao mesmo tempo, leia você mesmo as frases para aumentar a confiança em pronúncia. Incorpore uma tarefa interativa para que os alunos possam praticar, como formar pares para que eles criem novas frases. Reforce a lição permitindo que os estudantes compartilhem as frases com o restante da turma. Explore sites como Dave’s ESL Café (eslcafe.com) para ideias de planos de aula.

Adolescentes

Ensinar para adolescentes pode ser uma tarefa assustadora, especialmente quando as aulas são obrigatórias. Pesquise sobre a cultura popular a fim de melhor conectar-se com os jovens e ofereça-os exemplos com os quais eles possam se identificar. Um exemplo pode ser o esporte, pois a maioria dos adolescentes chegam a um consenso com assuntos relacionados a este tema. Discuta sobre atletas famosos do país de origem do aluno e não apenas atletas conhecidos mundialmente. Depois crie lições usando atletas como sujeitos de frases e parágrafos. Por exemplo, inclua frases como "Michael Jordan plays basketball very well" ou, "Michelle Kwan exercises during her spare time". Encontre recursos extras no site Kids and Teens Open Directory Project. Inicialmente, enfatize as habilidades orais e de escuta, assim, os alunos mantêm o interesse pelas atividades e aprimoram a própria comunicação. Use diferentes métodos de ensino a fim de que os alunos alcancem o sucesso na aprendizagem. A turma pode ser formada por aprendizes de diferentes estilos, tais como verbais, visuais ou práticos, então, certifique-se de as lições abranjam alunos de todos os estilos.

Adultos

Muitos adultos resolvem ter aulas de ESL quando se encontram vivendo em um país anglófono. Lembre-se de que adultos geralmente têm menos tempo para estudar, devido ao trabalho ou à família. Sendo assim, inclua mais exercícios de reforço para evitar sobrecarregar os alunos ao atribuir tarefas em demasia. Assim como adolescentes, deve-se incluir temas da cultura popular relacionados aos adultos, mas seja cuidadoso ao abordar temas culturalmente sensíveis ou controversos. Acrescente lições práticas como “How to shop at a retail store” ao levar a aula para uma loja a fim de apresentar vocabulário e frases relevantes que permitam aos estudantes praticarem perguntas sobre preços, tamanhos e opções disponíveis. Tire algum tempo para passear com os alunos, assim você poderá observá-los e corrigi-los quando necessário. Fale sobre sotaques carregados, incluindo exercícios de ritmo e entonação que permitam deixar os adultos mais confiantes na hora da comunicação. Para expor os alunos a um sotaque americano ou britânico (dependendo do sotaque em que estiver focando), deve-se sugerir que eles assistam um programa de televisão ou ouçam músicas que destaquem o sotaque desejado. Confira o site ESL Resources Planet e obtenha mais ideias de lições ESL para adultos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível