Atividades psicológicas para crianças

Escrito por naomi bolton Google | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades psicológicas para crianças
Compre para seu filho brinquedos para estimular a brincadeira criativa (child play in grass image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

As crianças aprendem na prática, sendo que certas atividades podem ajudar bastante em seu desenvolvimento psicológico. Atividades produzem conceitos que estimulam e organizam a percepção psicológica de uma criança. O tipo de atividade encorajada por você fará com que seu filho a considere um comportamento padrão. Crianças desenvolvem uma auto-imagem e habilidades sociais participando de atividades sociais. Embora atividades estruturadas e organizadas por adultos possam ser importantes para ensinar uma criança o que é socialmente aceitável, os jogos dirigidos para crianças são igualmente importantes.

Outras pessoas estão lendo

Brincadeira criativa

Permita que seu filho brinque de maneira natural e criativa. Isto irá desenvolvê-lo psicologicamente, dar a ele tempo para procurar seus interesses e para expressar sua personalidade. Deixe seu filho brincar sozinho, pois isto o ensinará a estruturar o próprio tempo e a mantê-lo ocupado. Compre brinquedos que possam ser usados de diferentes modos, estimulando a brincadeira criativa em vez da estruturada. Apresente ao seu filho à música, à arte, ao artesanato e a outros hobbies e então deixe-o explorá-los sozinho. Atividades como estas criarão a auto-consciência de seu filho: ele irá descobrir quem é e quais são seus interesses. Não o force a fazer aulas de piano ou de arte se ele não está interessado.

Atividades familiares

Passem um tempo juntos, como uma família. Jantem juntos (na mesa) e conversem. Relaxe, jogue jogos de tabuleiro ou apenas saia com seus filhos. Embarque em um piquenique em família e jogue ao ar livre com as crianças. Seja um modelo para seu filho, ensinando-o o bom desportivismo. Isto irá ajudar o desenvolvimento psico-social dele. Leia um livro com a sua criança, faça projetos de arte junto com ele, ouça música em sua companhia ou assista um filme com ele e discuta-o em seguida. Encontre tempo para visitar toda a família e encoraje seu filho a brincar com os primos. Relações familiares influenciam a auto-percepção da criança e cria uma rede de apoio social.

Atividades sociais

Encoraje seu filho a brincar com outras crianças. Deixe-o convidar os amiguinhos para a sua casa ou estimule-o a brincar na vizinhança. A brincadeira dirigida pela criança é muito importante para o desenvolvimento de suas habilidades sociais. Brincar com outras crianças pode desenvolver habilidades de liderança em seu filho. Ensine uma criança tímida a perguntar "Posso jogar também?" para as outras crianças, mas nunca force-a a brincar com elas. Em vez disso, deixe-a se acostumar com a situação social e espere até que ele se sinta seguro para se juntar à brincadeira. Forneça brinquedos ou materiais interessantes para atraí-lo para a brincadeira em grupo. Incentive seu filho a fazer parte de um time, mas evite sobrecarregá-lo com atividades extracurriculares excessivas. Isto pode só ter efeitos psicológicos negativos, como estresse e depressão.

Tempo de tela

Tente limitar o tempo de tela de seu filho, ou seja, o tempo em que ele gasta assistindo TV ou jogando jogos de computador. Estudos indicam que mais do que duas horas desta exposição por dia pode ter um efeito psicológico negativo em crianças. De acordo com Lynne Peeples, escritora da Reuters, pesquisas têm mostrado que as chances de problemas psicológicos significantes em crianças são aproximadamente 60% mais altas se elas passam mais de duas horas por dia em frente a uma tela de TV ou computador, em comparação com uma criança que tem menos tempo de tela no mesmo período. Em vez disso, incentive as atividades físicas, fazendo com que seu filho brinque ao ar livre. Ajude sua criança a aceitar isto fixando uma hora de tempo de tela, seja este tempo de TV ou de jogos de computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível