Atividades de quarta série sobre ângulos congruentes em geometria

Escrito por jeffrey norman | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de quarta série sobre ângulos congruentes em geometria
Uma pipa pode ensinar ângulos congruentes para alunos de quarta série (Comstock/Comstock/Getty Images)

O entendimento dos ângulos congruentes é a chave para o sucesso de um aluno na matemática da quarta série. O conceito age como uma base para estudos mais difíceis que virão. Os educadores devem assegurar-se que as crianças compreendam os ângulos e a congruência, antes de considerar como as ideias se combinam. Atividades para reforçar a lição, tanto dentro quanto fora da sala de aula, devem entreter as crianças.

Outras pessoas estão lendo

Diversão com ângulo ativo

Os livros da quarta série trazem informações sólidas sobre ângulos, incluindo os congruentes. Porém, os próprios corpos dos alunos podem ajudá-los a aprender sobre o conceito. A professora deve planejar uma excursão para um campo ou pátio aberto, com espaço suficiente para que os alunos se alinhem virados para ela. Uma vez posicionada, ela pode pedir aos alunos para virar seus corpos de acordo com ângulos específicos. Por exemplo, pedir "90 graus para a esquerda" significa que os alunos devem virar-se para esquerda deles. A professora pode gritar "pares congruentes" para as crianças formarem ângulos congruentes em grupos de dois.

Ideias criativas sobre congruência

O conceito de congruência pode desafiar alguns alunos de quarta série. Para torná-lo mais simples, os professores devem introduzi-lo com o significado de "mesmo tamanho, mesma forma". Essa ideia pode levar a atividades simples para reforçar o conceito. Por exemplo, uma professora pode trazer uma bolsa com meias limpas, porém que não combinem, para a sala de aula. Ela deve convidar os alunos a formar pares com as meias, de acordo com a congruência: as meias que combinam. A mesma experiência pode ser realizada com Lego ou outros blocos para crianças.

Empinando uma pipa

Pipas fornecem às crianças um pretexto para uma brincadeira fora da sala de aula, assim como uma introdução a uma tarefa sobre ângulos congruentes. O formato padrão da pipa apresenta dois pares de lados congruentes adjacentes um ao outro, produzindo um par de ângulos congruentes. A professora deve convidar os alunos a olhar e sentir a pipa como um exemplo de ângulos congruentes no mundo real. Depois de dar a eles uma clara definição dos ângulos congruentes, as crianças devem soltar as pipas, para vê-las voando.

Um projeto de filme vintage

Filmes antigos sentimentais são formas de entretenimento dificilmente confiáveis para a pouca atenção das crianças de quarta série. Porém, filmes educacionais de qualidade, quando mostrados em pequenas doses, podem se provar efetivos. Os professores podem considerar o trabalho de Bruce e Katherine Cornell, bastante reconhecidos pela sua série de filmes animados sobre geometria. A peça de 1977 deles intitulada "Congruent Angles" (Ângulos congruentes) combina formas geométricas à moda antiga com uma peça simples e músicas de jazz. Durante apenas sete minutos, os alunos podem rapidamente assistir ao filme antes de discutir sobre ângulos congruentes em classe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível