Atividades de raciocínio lógico para escola primária

Escrito por cathy moeschet | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de raciocínio lógico para escola primária
Jogos de tabuleiros com estratégia são eficazes para as crianças exercitarem suas habilidades de raciocínio lógico (Creatas/Creatas/Getty Images)

Crianças da escola primária estão na idade perfeita para fazerem atividades que reforcem o raciocínio lógico. Durante essa fase da educação, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento Infantil, crianças passam direto do período pré-operacional de desenvolvimento cognitivo para o período de operações concretas do psicólogo de desenvolvimento Jean Piaget. Uma vez que alcança o estágio de operações concretas, começa a organiza seus pensamentos logicamente, pode sequenciar objetos e eventos corretamente, classificar itens em vários níveis, entender a conservação e resolver exercícios de habilidade concreta. Muitos jogos, quebra-cabeças e outras atividades podem construir essas novas habilidades lógicas.

Outras pessoas estão lendo

Bolinhas de Gude

O Ministro da Educação da Nova Zelândia sugere uma atividade com bolinhas de gude que pode ser feita com um modelo ou papel e caneta. Essa atividade funciona em habilidades sequenciais. Sua premissa diz respeito a um brinquedo que apresenta quatro bolinhas de gude vermelhas e quatro azuis, que estão em uma pista em forma de U. Um aluno escolhe duas bolinhas consecutivas quaisquer e a coloca na extremidade direita ou esquerda do U. Em seguida tenta reorganizar a ordem das cores para vermelho-azul-vermelho-azul com o menor número de movimentos possíveis. Os alunos podem trabalhar em grupos de acordo com seus níveis de habilidade.

Enigmas de grade lógicos

Enigmas de grade lógicos são enigmas que proporcionam situações do tipo "quatro pessoas têm flores favoritas diferente. Quem gosta de qual flor?" Quem for solucionar usa uma lista de dicas que estão em uma grade com um ponto para as informações verdadeiras e um X para as falsas. Deve ser usado um raciocínio dedutivo e um processo de eliminação para resolver o problema. Esses enigmas estão disponíveis para todos os níveis de habilidade. A "Enchanted Learning" apresenta uma variedade de enigmas para crianças do primário.

Jogos de tabuleiros

Vários jogos de tabuleiros, principalmente os que envolvem estratégias, são um modo divertido para as crianças exercitarem suas habilidades cognitivas, incluindo a lógica. Gwen Dewar da Parenting Science diz que os jogos de tabuleiros incentivam as crianças a prever resultados alternativos, aprender com suas experiências, praticar o planejamento antecipado e reconhecer padrões. Diz também que jogos como "Clue" envolvem o raciocínio dedutivo. O tensão do xadrez é o planejamento antecipado e a previsão de movimentações inúmeras da parte do adversário.

Mistérios

Crianças são naturalmente atraídas para os mistérios e resolvê-los requer o raciocínio dedutivo e o processo de eliminação. O jogo "Mystery Net" oferece uma série de mistérios online para crianças mais novas. Outra opção é ler mistérios voltados para estudantes para a classe e discuti-los em grupo ou com todos. Faça com que as crianças pensem em uma solução apoiada em fatos da história. Algumas séries de mistérios escritas para crianças são os livros "Hardy Boys", "Nancy Drew" e a "Encyclopedia Brown".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível