Atividades de sequenciamento para alunos de jardim de infância

Escrito por melissa martinez | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de sequenciamento para alunos de jardim de infância
Formar sequências cronológicas é uma habilidade aprendida no jardim de infância, que é útil por toda a vida (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Ainda no jardim de infância, crianças começam a desenvolver habilidades valiosas que encorajam o pensamento cognitivo e a resolução de problemas. Uma dessas habilidades é a de sequenciamento; isto é, organizar coisas em ordem cronológica. As crianças aprendem a discernir qual deve ser o começo, o meio e o fim de um evento. Além de estimular o pensamento crítico e a linguagem, essas atividades melhoram habilidades matemáticas e de comunicação. Ordenar cartas na sequência correta é uma excelente maneira de crianças desenvolverem a habilidade de sequenciamento. Elas também podem colorir as cartas, combinando aprendizado com diversão.

Outras pessoas estão lendo

"A Dona Aranha"

"A Dona Aranha" é uma cantiga bastante conhecida pelas crianças. Caso alguns dos seus alunos não a conheçam, cante a música algumas vezes, até que se familiarizem. Em seguida, distribua cartões com versos da música ilustrados. Cada criança receberá quatro cartões; cada um deles mostrando a aranha em um dos diferentes estágios citados na letra da cantiga. Seus alunos deverão ordenar os cartões de forma lógica, enquanto cantam. Se sobrar tempo, peça que eles pintem os desenhos.

Halloween

Essa é uma excelente atividade para os meses de outubro e novembro americanos, quando as abóboras estão em evidência, por causa do Halloween. Imprima cartões que mostrem o "ciclo de vida das abóboras" e peça que seus alunos os ordenem. Explique que no princípio elas eram sementes, que se tornaram vinhas, que se transformaram em abóboras e que, por fim, se transformaram em uma torta de abóbora! Essa atividade ajuda as crianças a compreender como é o ciclo de vida das plantas. Quando tiverem terminado a atividade, poderão colorir os cartões. Peça que elas colem os cartões em uma cartolina, para poderem levar o trabalho para casa e mostrá-lo aos pais.

Ordenando uma história

Essa atividade testará a capacidade dos seus alunos de se lembrar de uma história. Conte a história da Cinderella, que algumas crianças já devem conhecer. Distribua cartões com imagens do conto e peça que as crianças os coloquem na ordem correta. Você pode repetir a história para ajudá-los a terminar o exercício. Quando tiverem terminado, também poderão colorir as imagens.

Assando biscoitos

A maioria das crianças ama biscoitos. Portanto, aprender como eles são feitos é divertido e, nesse caso, educativo. Distribua um conjunto de cartas, mostrando as diversas fases do processo de assar biscoitos. Peça que as crianças coloquem as cartas em ordem, do princípio ao fim. Se o exercício for muito difícil, ajude-as a entender como alimentos são assados. Desde a mistura dos ingredientes até o produto final, os alunos poderão aprender a lógica do preparo de biscoitos. Se sobrar tempo, deixe-os pintar os cartões.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível