Atividades sobre matérias-primas para crianças

Escrito por beth greene | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sobre matérias-primas para crianças
A produção de matéria-prima inclui a mineração (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Como definido pelo dicionário Merriam-Webster, matérias-primas são substâncias nas suas formas brutas que podem ser usadas na fabricação de novos produtos ou melhoradas para serem consumidas. O Sustainable Development Indicator Group (Grupo Indicador de Desenvolvimento Sustentável, em tradução livre) identifica sete categorias de produção de matérias-primas, incluindo a colheita de alimentos e fibras, a extração de recursos não-renováveis através da mineração e da perfuração do solo, e a conversão de terras para o uso. Para pais e professores que querem educar as crianças sobre as matérias-primas, existem diversas oportunidades e programas disponíveis.

Outras pessoas estão lendo

Atividades com plantas

Plantas e vegetais oferecem matéria-prima para muitos bens consumíveis. Por exemplo, o etanol pode ser produzido a partir do milho e o papel é feito da madeira. Fazer papel pode ser uma boa maneira de ensinar as crianças como fazer a colheita de matéria-prima de maneira responsável e observar o material da extração até o produto final. As crianças podem colher grama e flores para adicionar ao papel que irão fazer, Combine essa atividade com uma visita a uma fábrica de papel, se houver alguma na sua região.

Passeios

Aqueles que vive próximos a fábricas ou minas podem tirar proveito desse fato e organizar passeios para observar como as matérias-primas são coletadas e utilizadas na vida real. Para organizar esse tipo de passeio, é melhor primeiro contatar o setor de recursos humanos, departamento de trabalhos comunitários ou de relações públicas da empresa e marcar uma reunião. Algumas regiões mineradoras também oferecem museus organizados próximos às minas para educar o público sobre geologia e a indústria mineradora. Você pode entrar em contato com minas na sua região e descobrir se eles oferecem atividades para grupos escolares.

Atividades de uso da terra

A alteração de uma paisagem, tornando-a um recurso urbano ou agrícola, é considerada uma produção de matéria-prima pelo Grupo Indicador de Desenvolvimento Sustentável. Famílias e escolas podem construir seus próprios jardins para entender melhor esse uso de matéria-prima, como também incentivar hábitos alimentares mais saudáveis. A Food and Agricultural Organization (Organização Americana de Alimentos e Agricultura) da ONU oferece um guia online excelente para se começar um jardim escolar, incluindo dicas de manutenção e sustentabilidade. Apesar de ser voltado para escolas, o mesmo guia pode ser usado para se montar um jardim em casa.

Jogo da memória

Faça um jogo da memória onde as crianças precisam identificas as matérias-primas de seus objetos favoritos. Existem diversos recursos na internet para ajudar os professores a criar atividades nessa linha. Por exemplo, a Agência de Proteção Ambiental Americana oferece um jogo chamado "Escalação de matérias-primas", onde as crianças combinam as matérias-primas com uma lista de produtos finais. A empresa de suplementos artísticos Crayola, LLC oferece um plano de aula online chamado "O que vem de onde?", onde os alunos trabalham em times para entender de onde vem um produto e que materiais são usados na sua fabricação. Apesar dos exemplos dados serem em inglês, os professores podem traduzir as atividades ou usá-las como inspiração na criação e atividades voltadas para a realidade de cada sala de aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível