×
Loading ...

Atividades sobre "Os Três Porquinhos" para crianças da Educação Infantil

Poucos alunos da Educação Infantil não estão familiarizados com a história de "Os Três Porquinhos". Atividades baseadas nesse conto podem manter as crianças pequenas ocupadas por semanas. Use as muitas versões como base para contar e imaginar novas histórias. Utilize o conto como uma inspiração para todos os tipos de criatividade através de atuação, montagem de fantasias, construção, desenho e outros artesanatos.

Utilize a história de "Os Três Porquinhos" para manter as crianças ocupadas por semanas (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Contando histórias

As crianças gostam e se beneficiam de ouvir uma história muitas vezes. Encoraje os seus pré-escolares a prestar atenção e discutir as coisas novas que perceberam na história ao ouvirem-na várias vezes.

Compartilhe versões alternativas de "Os Três Porquinhos". Além do número de maneiras que o conto clássico foi contado há também outras histórias inspiradas por ele, como "A Verdadeira História dos Três Porquinhos" de Jon Scieszka, que conta a história do ponto de vista do lobo. As crianças podem falar sobre as diferenças entre essas histórias e quais elas gostam mais. Compare as versões escritas às adaptações em vídeo. Pode ser interessante ouvir outros contos de fadas e outras histórias sobre porcos.

Alunos da Educação Infantil também podem praticar as habilidades de contar histórias, resumindo o que lembram, imaginando suas próprias versões dos acontecimentos e usando as ideias de "Os Três Porquinhos" como ponto de partida para criar contos inteiramente novos. Eles também podem recontar a história de outra maneira, atuando.

Loading...

Artesanato

Muitas artes e projetos de artesanato com base em "Os Três Porquinhos" são apropriados para pré-escolares. A mais simples delas é desenhar ou colorir personagens e cenas da história. As crianças podem desenhar um porco ou um lobo ou uma das três casas. Elas podem falar sobre o que desenharam e por que.

Alunos da Educação Infantil também podem usar material de arte para criar fantasias dos porcos e do lobo. Diga para usarem cordas e pedaços de uma caixa de ovo de papelão para criar os focinhos de porco e papel para criar as orelhas e os rabos. As crianças podem desfrutar desses trajes sozinhas ou usá-los para interpretar a história teatralmente ou como adereços para jogos. Você pode facilmente adaptar jogos clássicos como esconde-esconde para encaixar "Os Três Porquinhos", fazendo quem procura ser o lobo que está tentando pegar os porquinhos

Adicione um pouco de atividades de experimentação científica à história trabalhando com os alunos para construir casas a partir de uma variedade de materiais, como palha, paus, pedras e papel. Faça-os adivinhar qual casa é a mais resistente e, em seguida, teste o quão bem as casas se mantêm quando as crianças as sopram. Desafie-as a projetar uma moradia que não vai cair e, se cair ou não, elas podem pensar sobre a maneira que construíram e como poderiam ter feito algo mais resistente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...