Atividades sobre sistema muscular para alunos de sétima série

Escrito por vanessa newman | Traduzido por ana claudia bragé
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sobre sistema muscular para alunos de sétima série
Planeje aulas práticas para interessar os alunos (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Alunos de sétima série são quase adolescentes, portanto, a aparência física e o desenvolvimento são de máxima preocupação para eles. Isso proporciona uma oportunidade de aprendizado sobre o sistema muscular e de envolvimento em atividades educativas. Nas aulas de ciências da sétima série, os alunos aprendem sobre o corpo humano e sobre como os músculos e ossos funcionam em conjunto. Para realmente ajudá-los a compreender o conteúdo, você deve envolvê-los de forma que o aprendizado faça sentido para os alunos.

Outras pessoas estão lendo

Envolva os alunos no aprendizado

Envolva os alunos de sétima série em atividades práticas. A mera memorização dos músculos não os motivará a aprender. Junte-os em duplas e peça que façam traçados do contorno do corpo em papel grande. Em cada aula, foque em uma parte do corpo e peça aos alunos para desenharem os músculos na área correta, na figura em tamanho real do corpo do colega. Peça para colorir os músculos de forma que tenham significado e para rotular com o nome e a função. Coloque o nome de um músculo nas costas de cada aluno e peça para fazerem perguntas ao colega de modo a descobrir qual músculo eles são. Alunos de sétima série gostam de interação social com os colegas e podem aprender com isso.

Torne o aprendizado divertido

Pratique jogos. Em todas as aulas, você pode pedir para eles formarem times. Faça perguntas sobre o sistema muscular e permita que ganhem pontos com base na resposta correta. Você também pode fazer duplas e orientá-los a fazer um jogo de espelho. Um aluno faz um movimento, como levantar o joelho, e o outro imita o gesto como um espelho e explica quais grupos musculares fizeram a ação. Após o jogo, oriente uma discussão sobre as ações e as funções do sistema muscular e explique a diferença entre movimentos voluntários e involuntários.

Relacione o aprendizado ao mundo deles

Descubra quais alunos estão envolvidos em atividades recreativas. Os pré-adolescentes se interessam por aquilo que é familiar a eles. Se diversos deles estiverem em times de futebol, relacione a função do sistema muscular aos movimentos relacionados ao futebol, como extensão da perna para chutar uma bola e quais músculos principais, como quadríceps, estão envolvidos. Discuta como as fibras de contração lenta e as de contração rápida estão relacionadas às habilidades necessárias para cada esporte. Para alunos interessados em arte, explique como a definição de músculo é fundamental para desenhos anatomicamente corretos e converse sobre o papel deles. Traga obras de artistas do corpo humano, ressalte os grupos musculares e fale sobre as funções. Muitos alunos gostam de música, então, peça a eles para escreverem uma música sobre o sistema muscular e apresentarem.

Faça as crianças se mexerem

Organize uma brincadeira de twister e nomeie os músculos que estão envolvidos em cada pose. Uma brincadeira de cabo de guerra enfatiza os músculos da parte superior do corpo. Leve os alunos a uma pista de corrida e deixe-os observar um corredor realizando uma arrancada e, depois, uma corrida a longa distância. Organize-os em duplas com treinadores ou professores de educação física e peça que escrevam resumos ou relatórios sobre as atividades físicas deles e quais sensações elas causam no corpo. Rotinas de fortalecimento muscular são ótimas maneiras de observar os músculos em ação. Ressalte a diferença entre o desenvolvimento dos sistemas musculares feminino e masculino. Tanto meninas quanto meninos desenvolvem força muscular continuamente até os 15 anos. Os meninos continuam a desenvolvê-la depois, enquanto meninas diminuem o ritmo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível