Como aumentar a capacidade de atenção de uma criança

Escrito por ehow contributor | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aumentar a capacidade de atenção de uma criança
Aumentar a capacidade de atenção de uma criança (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Todas as crianças têm dificuldades de concentração de vez em quando, talvez antes das férias ou quando há algo mais empolgante do que a lição de casa competindo pela atenção delas. Tal situação deve ser esperada, no entanto alguns pais podem perceber que seus filhos continuamente têm dificuldades para atingir suas metas e precisam trabalhar duro para aumentar sua capacidade de atenção. Existem maneiras de fazer isso em casa e, com algum comprometimento, pode dar certo.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Desenvolva uma rotina de trabalho com seu filho. Sem regularidade, crianças e adultos se tornam desorganizados, incapazes de acompanhar o que precisa ser feito e respeitar prazos. O resultado é passar mais tempo pensando sobre tarefas e prazos e, consequentemente, ficar frustrado quando pouco é conseguido durante o tempo de trabalho. Se você estabelecer uma rotina que seu filho deva seguir, ele pode focar claramente em seus objetivos e dar concentração total à sua realização.

  2. 2

    Separe áreas de trabalho específicas para determinadas atividades. Ter um espaço designado para lição de casa, artesanato, brincadeiras, leitura e televisão, incluindo videogames, faz com que seja mais fácil que seu filho dê atenção total ao que quer que esteja fazendo. Fazer a lição de casa na sala de televisão ou ler um livro na sala de brincadeiras certamente vai dividir a sua atenção e ele ficará distraído.

  3. 3

    Fique de olho no relógio. O que quer que você esteja tentando fazer com que seu filho faça, separe um período de tempo apenas para aquela atividade. Ao estabelecer a rotina, determine quanto tempo é necessário para completar cada atividade e atenha-se a isso. Você pode separar um tempo para lição de casa, treino de piano, leitura ou qualquer outra coisa que seu filho tenha que fazer. Mesmo se ele terminar mais cedo, encoraje-o a continuar, talvez fazendo um pouco de atividade extra e atendo-se ao tempo designado e à rotina.

  4. 4

    Decidam os objetivos juntos. Quando você estiver tentando aumentar a capacidade de atenção do seu filho, pode ajudar se ele sentir que está fazendo algo que vale a pena ou de que ele goste. Você pode conseguir isso discutindo expectativas realistas e deixando que ele dê sua opinião. Dessa maneira, quando a meta for atingida, vocês dois poderão se sentir bem e ele ficará motivado para se sair ainda melhor da próxima vez.

  5. 5

    Modifique a dieta do seu filho antes de começar uma tarefa. Não deixe que ele coma refeições grandes ou alimentos muito pesados, pois esse tipo de alimentação diminui a energia ao invés de estimulá-la, fazendo com que ele se sinta preguiçoso e cansado. Ao invés disso, ofereça lanches leves e refeições que sejam nutritivas e deem a energia necessária para que seu filho se concentre.

  6. 6

    Limpe a bagunça e reorganize sua própria vida. Manter as coisas organizadas pela casa e não deixar as tarefas domésticas, como lavar a roupa e a louça, se acumularem cria uma atmosfera propícia ao aprendizado. O caos no ambiente doméstico aumenta o estresse e diminui a capacidade de prestar atenção à tarefa em questão.

  7. 7

    Elogie as realizações do seu filho, não importa o quão sejam pequenas. Toda vez que você der um reforço positivo ao seu filho, até para o menor dos progressos, ele desenvolverá uma forte vontade de ser bem-sucedido e um desejo de agradar não só a você, mas também a ele mesmo. Mantenha os elogios constantes e observe como o seu filho se esforça mais para atingir suas metas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível