Mais
×

Como aumentar a força elástica de uma catapulta

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma catapulta é um dispositivo mecânico que é usado para lançar projéteis em grandes distâncias. As catapultas eram usadas como armas nos tempos medievais; agora, elas são mais comumente construídas por hobbie. Um entendimento de como as catapultas operam requer conhecimento básico de conceitos físicos, como energia potencial elástica. Ao aumentar a energia potencial elástica, uma maior força elástica pode ser transmitida à catapulta -- assim, arremessando o projétil para mais longe.

Instruções

Um estilingue é um exemplo típico de catapulta (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Tutorial

  1. Aumente a elasticidade dos elementos de carga da catapulta. Por exemplo, se algum tipo de material (digamos, uma corda) seja usada para proporcionar feixe (que contém o projétil no final mais distante do feixe) com energia potencial elástica, considere utilizar borracha ou outro material flexível. Ao aumentar a elasticidade desse material, você aumentará a força elástica quando a catapulta lançar o projétil.

  2. Aumente o deslocamento do feixe antes de lançar. Em outras palavras, estique-o mais. A razão para isso é que a energia potencial elástica é proporcional ao deslocamento do objeto elástico. Portanto, ao aumentar o deslocamento, você aumenta a energia potencial elástica, e portanto, a força potencial elástica que lança o projétil. Entretanto, você terá de considerar os limites das propriedades elásticas usadas para construir a catapulta. Se o feixe for deslocado muito longe, isso pode quebrar a catapulta.

  3. Diminua o feixe do braço da catapulta. Para uma dada força, isso aumentará a velocidade do braço da alavanca quando for disparada, o que levará a uma velocidade de lançamento maior do projétil.

Dicas

  • Como aumentar a força elástica de sua catapulta dependerá do tipo de catapulta que você escolheu construir. Pelo fato de muitas catapultas serem descritas pelos diferentes princípios físicos, analisar e melhorar suas performances dependerá do design da catapulta.

Aviso

  • Como as catapultas são projetadas para lançar objetos potencialmente maciços em altas velocidades, tome todas as precauções necessárias para fazer um lançamento seguro.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article