Como aumentar o passo de um cavalo

Escrito por chrissie mayes | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aumentar o passo de um cavalo
Ensinar um cavalo a aumentar seu passo ajuda a deixá-lo mais flexível e equilibrado (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Quando você ordena ao cavalo aumentar o passo, ele deverá percorrer a mesma distância com um número menor de passos. Ele não deverá aumentar a velocidade ou o ritmo, que deverá manter-se regular. Esse exercício não deve ser feito com um cavalo novo ou que tenha recebido pouco treino, pois ele pede bastante concentração e entendimento de seu animal. O prosseguimento mais comum ao aumento do passo é o trote, embora alguns cavalos mais treinados sejam capazes de galopar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Uma área cercada, plana e segura para exercitar-se
  • Um assistente

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça seus exercícios de aquecimento habituais logo ao montar seu cavalo. Isso é essencial para soltar e aquecer os músculos dele, deixando-o flexível, equilibrado e fazendo-o utilizar ativamente suas ancas ao esticar as costas. Só então você poderá prosseguir para trabalhos mais pesados.

  2. 2

    Inclua caminhadas, trotes e galopes no aquecimento, mudando regularmente a andadura. Puxe as rédeas, direcionando o animal periodicamente, incluindo círculos e alguns exercícios laterais simples que podem fazer seu cavalo andar para o lado e para longe da alça de seu pé ao ir para a frente. Dessa forma, ele irá permanecer prestando atenção e obedecendo aos comandos.

  3. 3

    Comece a preparar o animal para o aumento da passada fazendo-o trotar para a frente, passando por dois pontos fixos que ficam cerca de 24 m de distância um do outro. O trote ajuda o hipista a permanecer sentado tranquilamente ao montar o animal, manter o contato com as rédeas e apertar as pernas para ordenar o trote. Conte o número de passos que o cavalo dá entre esses dois pontos. O trote tem um ritmo de dois tempos, podendo-se ordená-lo contando um-dois, um-dois conforme as patas atingem o chão. Cada sequência conta como uma passada.

  4. 4

    Aproxime-se do primeiro dos dois pontos do próximo circuito e procure cobrir a distância com menos passos, mas na mesma velocidade. Para tal, deve-se levantar ligeiramente as mãos e manter uma pressão proporcional nas rédeas. Use a sela e suas pernas para fazer o animal andar para a frente, tomando cuidado para não fazê-lo ir mais rápido. Se isso acontecer, segure as rédeas com mais firmeza e continue a mandar o cavalo para a frente com a sela e as pernas. Aumentar ligeiramente o trote ou pós-trote, deixando-o mais alto e mais devagar, também pode ser de ajuda. Conte as passadas como feito anteriormente e anote o número. Se a quantidade delas diminuir, você terá conseguido aumentar o passo de seu cavalo.

  5. 5

    Use algumas estacas no chão se houver dificuldades para aumentar o passo do cavalo. Dependendo do tamanho deste, as estacas são colocadas normalmente entre 1,2 m e 1,5 m de distância uma da outra. Peça a um amigo para colocar uma sequência de cinco estacas a uma distância normal e confortável uma da outra para seu equino. Faça-o trotar, em seguida, em ambas as direções. Quando o animal já estiver executando a tarefa com naturalidade, aumente a distância em 15 cm e trote novamente, sempre utilizando suas pernas para impedi-lo de usar passadas a mais. Se isso parecer relativamente fácil, aumente mais uma vez a distância, sempre tomando cuidado para que o cavalo não aumente a passada entre um poste e outro. Peça que seu amigo do passo anterior estimule o animal a aumentá-las depois de passar os postes.

Dicas & Advertências

  • Não presuma que as primeiras tentativas serão perfeitas e elogie e acaricie o animal mesmo se apenas algumas passadas certas forem feitas.
  • Faça esse exercício por 10 a 15 minutos por vez antes de prosseguir para outro. Caso contrário, haverá o risco de entediar o animal ou danificar os músculos dele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível